Análises

Os aspectos entre Saturno e Plutão e as Mudanças no Mundo.

  Em 2 de novembro de 2001
Vânia Bueno Norberto

Entre as Várias modalidades de estudo da Astrologia, existe uma que estuda a conexão entre determinados planetas e suas consequências no âmbito nacional ou internacional. É a chamada Astrologia mundana.

Nela se estuda os movimentos dos planetas, suas relações e o que está acontecendo no mundo naquele período.

E foi assim que a Astrologia nasceu. Os homens olhavam para o céu, viam onde estavam os Planetas e os Luminares, ou seja a Lua e o Sol e faziam uma relação entre o seu movimento e o que estava acontecendo aqui na Terra.

Atualmente estamos vivendo uma destas relações a de Saturno e Plutão. Eles estão em oposição no céu ou seja, estão numa distância de 180 graus um do outro. E o próprio nome desta relação já diz tudo. O que é uma oposição? E uma briga, um contra o outro cada qual tentando fazer prevalecer sua vontade ou seja, o simbolismo ao qual estão ligados.

Saturno é o Senhor do tempo, da estabilidade da manutenção do status quo, daquilo que já está sedimentado, quer que tudo fique como está.

Plutão, o Senhor do mundo inferior, do inferno, pelo contrário quer matar, acabar com tudo que já está velho, usado e ultrapassado.

Durante o século passado várias vezes eles estiveram em aspectos difíceis e nestes momentos alguma coisa aconteceu no nosso planeta que teve grande influência nas mudanças pelas quais nosso mundo passou.

O primeiro aspecto que Saturno e Plutão fizeram no século vinte foi uma conjunção, ou seja estavam juntos no céu. Isto se deu entre outubro de 1914 e Maio de 1915, e neste período tivemos a primeira Grande Guerra no final da qual houve uma mudança radical em termos territoriais, países desapareceram, impérios desmontaram, novos países surgiram trazendo uma ruptura total da ordem política existente no século 18.

A primeira oposição no século passado se deu entre Fevereiro de 1931 e dezembro de 1931, quando houve a ascensão do nazismo na Alemanha.

Em março de 1940, logo após o início da Segunda Grande Guerra eles fizeram uma quadratura, ou seja um aspecto de 90 graus e as consequências desta guerra em termos políticos mundiais foi uma total reestrutura não apenas política, como também social e econômica no mundo..

Na segunda conjunção em Agosto de 1947 o mundo se dividiu em dois, foi o começo da Guerra Fria. Durante os aspectos seguintes de Dezembro de 1955 a Outubro de 1956, de Abril de 1965 a Fevereiro de 1966, em Maio de 1974, em novembro de 1982, a guerra da Coréia, o início da crise entre judeus e árabes, que começou com a Crise do Canal de Suez, a Guerra do Vietnam, a Guerra dos Seis dias quando Israel ocupou parte do território Palestino, A guerra do Yon Kippur que levou ao Embargo do Petróleo pelos países Árabes, a Guerra Irã Iraque, a escalada do terrorismo a nível mundial, enfim tudo aquilo que veio desembocar no Ataque de terroristas árabes às Torres do World Trade Center e ao Pentágono em 11 de setembro de 2001 quando estes dois Planetas estavam não só fazendo seu primeiro aspecto neste novo século, como este aspecto estava exatamente nos graus do eixo Ascendente/ Descendente dos EEUU.

O Ascendente de um Mapa significa o próprio dono daquele mapa e o descendente o seu oposto, ou seja, os outros, os inimigos declarados. Os inimigos se declararam nesta ação e uma nova guerra começou. Desta vez para banir o Terrorismo da face da Terra.

Se vão conseguir, só Saturno e Plutão sabem, mas se pensarmos em todas as mudanças estruturais que o relacionamento destes dois planetas provocaram poderíamos chegar a conclusão de que alguma coisa vai mudar, que uma nova estrutura mundial em termos econômicos, políticos, territoriais deverá acontecer.

É claro que estas mudanças não se darão da noite para o dia, elas se tornarão visíveis, notáveis, à medida em que o tempo for passando, a poeira se assentando, mas de uma coisa se pode ter certeza, esta guerra não será tão rápida quanto se imagina, mesmo que os ataques tenham um rápido efeito, ela continuará nos bastidores e trará grandes mudanças principalmente envolvendo as relações entre o Ocidente e o Oriente, principalmente entre os EEUU e os países Árabes.

Estamos novamente vivendo uma guerra que leva a assinatura de Saturno e Plutão. Em geral Plutão sai ganhando, algo morre para renascer de outra forma de suas próprias cinzas. O que renascerá, só o futuro dirá...