Urânia - Deusas

As faces do feminino
Os asteróides e as deusas

Os astrônomos começaram a descobrir asteróides a partir de 1801, logo depois da descoberta de Urano. Até agora, já foram descobertos milhares de asteróides, aos quais são atribuídos nomes os mais variados. O primeiro da série foi descoberto em 1801, ao qual os astrônomos chamaram Ceres; até 1807 foram descobertos mais quatro grandes asteróides, que receberam os nomes de
quatro grandes deusas da mitologia grega ou romana: Ceres, Palas, Vesta,
Hera, Astréia e Higéia.

Na década de 70, alguns astrólogos começaram a pesquisar esses asteróides e tentar descobrir se havia alguma relação entre certos temas na carta astrológica que poderiam estar ligados a eles, sempre apostando no princípio da sincronicidade, muito em voga na época. Na linha de pensamento desses astrólogos, asteróides simbolizam certos atributos únicos, ao contrário dos planetas, que representam conjuntos mais complexos e amplos de símbolos.

As deusas femininas estudadas por estes astrólogos foram Palas, Juno, Ceres, Vesta e mais tarde foram incorporadas também Astréia e Higéia. A cada uma corresponderia então um atributo único, relacionado ao feminino. Foi assim que começaram a surgir pesquisas, estudos e obras interpretativas com respeito aos quatro maiores asteróides descobertos, todos relacionados à energia feminina. Ao mesmo tempo, é claro que outros astrólogos se debruçaram sobre asteróides diversos, e hoje em dia é até possível encontrar listas de discussão na internet a respeito deles. O esforço para construir uma tipologia do feminino, aplicável no trabalho interpretativo teve como parâmetros a compilação dos conteúdos míticos ligados às deusas em questão, o rastreamento desses asteróides nas cartas astrológicas de mulheres de proeminência e a sondagem histórica, além da elaboração de efemérides específicas - jamais traduzidas em português.


O que simbolizam os quatro asteróides femininos?

HERA
simboliza o poder compartilhado no casamento. Esposa de Zeus, casou-se com o irmão para assegurar a aliança política entre os deuses locais e a nova ordem, representada por esse deus do Olimpo. Hera é a deusa tutelar do casamento, protetora das uniões e do laço familiar. Ela representa a esposa que mantém a casa em ordem, ensina os costumes e as regras à família e reparte o poder no casamento. Seus atributos são o véu e o diadema e os seus animais o pavão e o cuco. A mulher-Hera é extrovertida, tem boa apresentação, quer a casa e os filhos em ordem.

Na carta astrológica:
Hera é o asteróide das relações corretas dentro do casamento. Ela identifica a justiça ou a falta dela na parceria de casamento, e revela a capacidade de sustentar relações de compromisso.

VESTA
é a personificação do lar, onde o fogo sagrado é aceso e preside os
destinos da família e da cidade. Filha de Saturno (tempo) e Géa (Terra), Vesta permaneceu virgem e casta, apesar dos muitos pretendentes. Seu pai a presenteou com a honra de ser a deusa mais venerada nas famílias, protegendo a castidade das esposas. Vesta protege os deuses antepassados, que por sua vez protegem a família. Vesta se sustenta com a própria força, segura uma lâmpada que simboliza o fogo eterno e tem um burro a seu lado, que um dia a
protegeu de um estupro. As sacerdotisas de Vesta eram as vestais, virgens que protegiam a cidade e alimentavam o fogo sagrado. Vesta representa o lado mais introvertido da mulher, que permanece virgem para completar suas obrigações e proteger sua pureza na manutenção dos valores, velando pela chama sagrada.

Na carta astrológica:
Vesta representa a capacidade de assumir e cumprir os votos e os deveres, tanto no trabalho quanto nas relações. A posição em que está na carta identifica onde existe comprometimento, de que forma ele se faz e como se focaliza a energia para cumprir o que o foi proposto.

PALAS ATENA
representa a sabedoria e os bons conselhos, filha de Zeus e Métis. Nasceu da cabeça do pai já armada com capacete e escudo. Era sua
conselheira até na guerra. Padroeira de Atenas, capital grega. Seu animal é a coruja, que simboliza a sabedoria e o cavalo, que corre na batalha. Palas Atena luta por justiça, protegendo os que também lutam por ela. Representa a mulher que luta pelo direito dos menos favorecidos, que tem interesse intelectual e estratégico, pouco ligada no aspecto da interioridade do feminino. Extrovertida, Palas aborda a vida com coragem e discernimento.

Na carta astrológica:
Palas indica como é a inteligência criativa - se emocional ou mental. Revela a capacidade de pensamento original, habilidade artística e criatividade mental.Identifica também o tipo de luta coletiva em que as mulheres se engajam, quando fazem isso.

CERES ou DEMÉTER
personifica a Grande Mãe Terra, preside a agricultura, o
trigo e os animais domésticos. A sua natureza é gentil, auxiliadora de todas as mães e todos os assuntos ligados a crianças e bebês. Ceres teve a filha Perséfone raptada por Plutão, rei do Mundo Subterrâneo. Inconformada, Ceres procura pela filha, anunciando que a terra ficaria estéril e todos morreriam de fome caso não pudesse tê-la de volta. No fim, chega a um acordo com Plutão, no qual Perséfone passa seis meses na Terra (verão e primavera). Nos outros meses, Perséfone permanece casada com Plutão, comoRainha do Mundo Subterrâneo (outono e inverno). Os mitos de Ceres e Perséfone estão vinculados. A perda da filha menina que vira moça é representada pelo rapto de Perséfone e a tristeza dessa deusa, que representa a mãe.

Na carta astrológica:
Ceres representa a nutrição, informando sobre a relação mãe-filho no início da vida; também identifica como se deseja ser nutrido e como se nutre aos outros, apontando a capacidade do amor incondicional por outras pessoas e por si próprio.

ASTRÉIA
era filha de Zeus e Têmis, personificando a justiça e a virtude. Quando os mortais degeneraram e se tornaram maus, Astréia se entristeceu e pediu que a levassem ao céu, onde se tornou o símbolo da constelação de Virgem.

Na carta astrológica
Astréia representa a dificuldade em deixar as coisas terminarem, a
incapacidade de abrir mão. Ela aponta os bloqueios que impedem de ver que algo novo que está para começar.

HIGÉIA
é a personificação da Saúde e é filha do deus grego da medicina, Asclépio.

Na carta astrológica
Higéia se relaciona com assuntos ligados à saúde, seja um interesse especial, seja a necessidade de tornar mais saudável aquele setor da vida em que se encontra na carta.



Veja as brasileiras que possuem alguns destes asteróides proeminentes em sua carta astrológica natal:

Vesta
- a ex-prefeita de Santos, Telma de Souza e a artista plástica Lígia Reinach

Hera - a compositora Chiquinha Gonzaga, as cantoras Nara Leão e Sandy (da dupla Sandy e Junior), a artista plástica Renina Katz Ceres - a apresentadora Hebe Camargo, Sacha Meneghel (a filha de Xuxa), a cantora Nara Leão.

Higéia - a ex-prefeita de São Paulo, Luísa Erundina e a sexóloga Marta Suplicy, ambas candidatas à prefeitura de São Paulo na eleição de 2000.

Astréia - a campeã de basquete Janeth Arcain, que concorre nas Olimpíadas 2000

O que há para ler
DOBBINS, Z - Expanding Astrology´s Universe. San Diego, Astro Computing Services, 1983. ---- e MICHELSEN, N. POTTENGER, M. - The Asteroids Ephemeris. Los Angeles, TIA Publications, 1977.

GEORGE, Demetra, BLOCH D. - Asteroid Godesses: The Mythology, psychology and Astrology of the Reemerging Feminine. San Diego, Astro Computing Services, 1990.

LEHMAN, J Lee - The Ultimate Asteroid Book. W. Chester, Whitford Press, 1988