Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/02/2011 - 03h30

As nove décadas da Folha

Publicidade

DE SÃO PAULO

ANOS 20

A Folha é lançada no dia 19 de fevereiro de 1921 --com o nome "Folha da Noite"-- por Olival Costa e Pedro Cunha. Em 1925, passa a circular a "Folha da Manhã".

ANOS 30

O jornal é vendido ao cafeicultor Octaviano Alves Lima. As "Folhas" apoiam o movimento constitucionalista e fazem campanha pela Constituinte.

ANOS 40

José Nabantino Ramos, Clóvis Queiroga e Alcides Meirelles assumem a Empresa Folha da Manhã. É adotada a imparcialidade como política redacional. É lançada a "Folha da Tarde".

ANOS 50

Em 1953, o atual prédio da Folha passa a abrigar todas as instalações da empresa. A Ilustrada passa a circular em 1958. Em 1959, a Folha publica primeira radiofoto colorida.

ANOS 60
Com a fusão das "Folhas", surge a Folha de S.Paulo em 1960. Em 1962, Octavio Frias de Oliveira e Carlos Caldeira Filho assumem o controle acionário da empresa. São lançados Folhinha e Turismo. Em 1968, torna-se um dos primeiros jornais do mundo a usar impressão offset em grandes tiragens.

ANOS 70

O jornal é o primeiro a adotar o sistema de fotocomposição. Tem início a reforma editorial, com o objetivo de dar maior peso político ao jornal. São criados a Agência Folha, o Banco de Dados e o Conselho Editorial da Folha.

ANOS 80

A Folha se torna a primeira Redação informatizada na América do Sul. Publica novo projeto editorial, que tem como política, além de um jornalismo crítico, apartidário, moderno e pluralista, o estabelecimento de um jornalismo de serviço e a adoção de novas técnicas visuais.
São criados o Datafolha, o Programa de Treinamento e o cargo de ombudsman.

ANOS 90

É introduzida a paginação eletrônica. Em 1994, a Folha publica pela primeira vez na América Latina foto feita com câmera digital. Novo projeto editorial propõe um jornalismo mais interpretativo, complexo, desestatizado e humano. São criados Folha Online, UOL, Publifolha e "Agora", no lugar da "Folha da Tarde". Passa a funcionar o Centro Tecnológico Gráfico. São lançados Folhateen, Empregos, Imóveis, Revista e Guia.

ANOS 2000

Criado o jornal "Valor", em associação do Grupo Folha e da Infoglobo Comunicações. "Notícias Populares" é fechado em 2001. A Fiam inaugura a cátedra Octavio Frias de Oliveira. São criados Folha Corrida, Serafina, o Guia/Livros Discos Filmes, o suplemento "New York Times". Em 2010, surgem Ilustríssima e revista sãopaulo. O UOL se associa com a Portugal Telecom (depois ações passam a ser negociadas na Bolsa). A Folha.com estreia versão para iPhone e iPad.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página