Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/02/2011 - 20h37

Políticos e personalidades defendem a liberdade de imprensa

Publicidade

DE SÃO PAULO

A liberdade de imprensa não corre risco no Brasil, afirmaram autoridades e empresários presentes à celebração dos 90 anos da Folha, na Sala São Paulo, região central da capital paulista.

DEM quer candidato próprio à Presidência em 2014, diz Maciel
Líder do governo diz que CPMF pode voltar, mas com outro nome
Celebração dos 90 anos da Folha começa na Sala São Paulo

A seguir, veja o que eles disseram:

CEZAR PELUSO, presidente do Supremo Tribunal Federal:
"Acho que estamos bem, nós recebemos representante da entidade de proteção aos jornalistas e ele fez muitos elogios à situação da liberdade de imprensa no Brasil. Nós ficamos muito felizes. De certo modo, o Supremo Tribunal Federal e o Judiciário estão concorrendo para isso. Relembro como coisa importante o fato do Supremo ter declarado a incompatibilidade da Lei de Imprensa com o sistema constitucional vigente."

MARTA SUPLICY, senadora PT-SP:
A liberdade de imprensa é fundamental para a sociedade democrática, e o governo Lula é um bom exemplo de preservação dessa liberdade.

MÁRCIO THOMAZ BASTOS, ex-ministro da Justiça:
A liberdade de imprensa no Brasil é um conceito que vem se calcificando nos últimos anos, é uma verdade. Não há nenhum risco de retrocesso. Pode se estabelecer padrões, mas sem nunca atingir a liberdade de imprensa

CÂNDIDO VACCAREZZA (PT-SP), líder de governo na Câmara:
As forças majoritárias hoje no país, se nós pensarmos o peso que tem o PT, o Lula, a Dilma, foram criadas na luta pela liberdade de imprensa, pela liberdade de autorganização e pela liberdade de manifestação, pela luta pela democracia. Então não há risco de nenhum retrocesso da democracia brasileira. Aqui nós vamos aprofundar a liberdade de imprensa.

LUIZ MARINHO (PT), prefeito de São Bernardo do Campo:
Ameaça zero [à liberdade de imprensa]. Não há país democrático sem liberdade de imprensa, mas pressupõe-se liberdade com responsabilidade. É necessária alguma regulação para conter os excessos. Senão, alguém aponta a metralhadora e pode destruir alguém. É preciso discutir um formato. Quando o Lula propôs conselho, apanhou duro e desistiu.

MARCO MACIEL (DEM-PE), ex-senador e vice-presidente da República no governo FHC:
Não corremos o risco [...] Somente em uma sociedade assistida pela liberdade de expressão torna-se possível resolver a desigualdade que permeia o país. A primeira conquista que uma sociedade democrática tem é a liberdade de expressão.

AMILCARE DALLEVO, empresário, dono da Rede TV:
Os veículos têm de estar sempre atentos para que a liberdade de expressão seja mantida. Sou contra qualquer tipo de controle, seja antes ou a posteriori. O Brasil tem liberdade e isso deve ser mantido. Claro que há falhas, mas as falhas da imprensa você corrige dando mais liberdade de imprensa. A censura a posteriori vira auto-censura. Não podemos deixar que um grupo de meia dúzia de pessoas decida o que pode e o que não pode ser veiculado.

ANDREA MATARAZZO (PSDB), secretário estadual da Cultura de São Paulo:
Liberdade de imprensa é essencial, algo como respirar. A gente vive em um país com liberdade total. Pode ter uma decisão judicial ou outra, mas a gente vive em liberdade no Brasil, sim.

ROGÉRIO FASANO, empresário:
Falta humor na imprensa brasileira, mas acredito que exista liberdade de imprensa no país.

LUIZ SCHWARCZ, dono da editora Companhia das Letras:
Liberdade de expressão é fundamental para a democracia no Brasil e em qualquer lugar do mundo. O Brasil é o único país que tem uma lei que permite retirar de circulação biografias. Não é censura, mas um atentado à liberdade de expressão, a posteriori. Não é ilegal, pois está na lei. Mas o direito à liberdade de expressão deve vir antes do direito à privacidade de pessoas que optaram por tornar suas vidas públicas.

PÉRSIO ARIDA, economista, ex-presidente do Banco Central:
"A liberdade de imprensa é inerente à democracia. Não há ameaça, mas a sociedade tem de se manter sempre vigilante."

Karime Xavier/Folhapress
SÃO PAULO, SP, BRASIL, 21-02-2011, 21h00: A senadora Marta Suplicy chega ao aniversario de 90 anos da Folha a Orquestra Sinfonica do Estado (OSESP), tocara na sala Sao Paulo. (Foto: Karime Xavier/Folhapress, PODER)
Para a senadora Marta Suplicy, o governo Lula 'é um bom exemplo' de liberdade de imprensa
 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página