Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/02/2011 - 22h45

Otavio Frias Filho reafirma compromissos editoriais da Folha

Publicidade

DE SÃO PAULO

O diretor de Redação da Folha, Otavio Frias Filho, disse na noite desta segunda-feira que um jornal que completa 90 anos é resultado do trabalho de "sucessivas gerações" e de "homens e mulheres, muitas vezes anônimos, que fizeram da Folha o que ela é".

Durante seu discurso, homenageou os "líderes que moldaram" o jornal e citou: Júlio de Mesquita Filho, que redigiu a carta de intenções da "Folha da Noite" em 1921, Olival Costa e Pedro Cunha, Paulo Duarte e Belmonte, Nabantino Ramos e José Reis, além do jornalista Cláudio Abramo e Octavio Frias de Oliveira, seu pai.

Vídeo

Kassab diz que Folha é 'importante' para a liberdade de imprensa
Ato multirreligioso celebra 90 anos da Folha
Editor-executivo da Folha destaca momento editorial do jornal
Políticos e personalidades defendem a liberdade de imprensa

LEIA A ÍNTEGRA DO DISCURSO DE OTAVIO FRIAS FILHO

Senhoras e Senhores:

Um jornal que completa 90 anos de vida contínua é resultado do trabalho de sucessivas gerações. Homens e mulheres, muitas vezes anônimos, que fizeram da Folha o que ela é.

Eles estão conosco esta noite, nas recordações que deixaram e nos exemplos que nos legaram. Estão presentes na memória viva dos líderes que moldaram este jornal.

Júlio de Mesquita Filho, que redigiu a carta de intenções da "Folha da Noite" em fevereiro de 1921. Olival Costa e Pedro Cunha. Paulo Duarte e Belmonte. Nabantino Ramos e José Reis. Cláudio Abramo e Octavio Frias de Oliveira.

O jornalismo, tal como procuraram praticá-lo, é um serviço de utilidade pública. Divulgar a verdade, estimular um exercício consciente da cidadania, iluminar o debate dos problemas coletivos --que outra atividade seria mais elogiável e necessária do que essa?

E no entanto, o jornalismo sempre fica aquém de sua ambiciosa missão. O julgamento humano é precário. A pressa, inerente à profissão, leva a conclusões precipitadas, relatos superficiais, omissões e erros.

A única resposta para esse dilema, expresso num recomeço diário que lembra o trabalho de Sísifo, é um autêntico desejo de melhorar.

Desejo invocado certa vez por um colega muito querido nosso, quando atribuiu o êxito deste jornal ao "espírito de imigrante".

Até por ter crescido à sombra de um concorrente tradicional, a Folha sempre foi o jornal dos imigrantes. Voltou-se para milhões de pessoas que nasciam ou chegavam a São Paulo dispostas a abrir seu próprio caminho e encontrar um lugar ao sol.

A Folha tornou-se um espelho dessas pessoas. Incorporou sua inquietude, seu arrojo e suas ambições. Cresceu até emergir como um dos principais grupos de comunicação do país, líder no jornalismo diário e na fronteira da internet.

Esse crescimento é fruto da dedicação e do talento dos profissionais que atuam na empresa.

É consequência do apoio de fornecedores, parceiros, anunciantes e agências de publicidade, cujo trabalho também sustenta a liberdade de expressão.

Mas jamais teria acontecido sem aquele que é origem e destinatário de tudo, aquele a quem o Sr. Frias, o criador da Folha moderna, chamava de Sua Excelência, o leitor.

Em nome desse leitor --e como retribuição à honrosa presença, nesta noite, das senhoras e dos senhores-- peço que aceitem a incumbência de continuar sendo fiscais, hoje e amanhã, dos compromissos da Folha com o jornalismo, com a democracia e com o desenvolvimento do Brasil.

Muito obrigado.

Juca Varella/Folhapress
SÃO PAULO, SP, BRASIL, 21.02.2011, 20H00: FOLHA 90 ANOS - Folha celebra 90 anos com ato multirreligioso e concerto da OSESP na Sala São Paulo. O jornal começou a circular em 19 de fevereiro de 1921. Presidente Dilma Rousseff, governador Geraldo Alckmin, prefeito Gilberto Kassab, Otávio Fris Filho, diretor de redação, Sérgio Dávila, editor-executivo e outras personalidades estiveram presentes. (Foto: Juca Varella/Folhapress, PODER)
O diretor de Redação da Folha, Otavio Frias Filho, discursa em evento que celebra os 90 anos do jornal
 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página