Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/02/2011 - 19h16

Câmara homenageia os 90 anos da Folha

Publicidade

DE BRASÍLIA

A defesa da liberdade de imprensa e relatos sobre a história da Folha deram a tônica nesta terça-feira (22) à sessão da Câmara que homenageou os 90 anos do jornal, completados no sábado.

Vinte e quatro deputados --incluindo líderes de bancada e o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS)-- discursaram durante a sessão, que durou cerca de duas horas.

Veja como foi a cerimônia dos 90 anos da Folha
Dilma diz que governo deve conviver com críticas da imprensa
Otavio Frias Filho reafirma compromissos editoriais da Folha
Políticos e personalidades defendem a liberdade de imprensa

A sessão começou com a exibição do vídeo "Toda a Folha", documentário com a trajetória e bastidores da produção do jornal.

"A participação da Folha na vida nacional tem sido altamente positiva. Consolidando um alto padrão de conduta jornalística, com fidelidade à notícia e compromisso com o leitor, a Folha estabeleceu-se como paradigma da melhor imprensa, mesmo que por vezes discordemos de sua linha editorial", afirmou Maia.

Também compondo a mesa estavam, entre outros, Maria Cristina Frias, colunista e representante no evento dos acionistas do Grupo Folha, Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha, a senadora Marta Suplicy (PT-SP) e o deputado Edinho Araújo (PMDB-SP), autor do pedido para a realização da sessão.

"Por vezes, entregamos páginas muito aquém do que sonhamos. A urgência da notícia abre espaço para decisões precipitadas, análises superficiais, erros. O reconhecimento aqui manifestado nos impele a perseguir um jornal cada vez melhor", disse Maria Cristina, que finalizou a solenidade.

"Como diria o sr. Frias [Octavio Frias de Oliveira (1912-2007), publisher da Folha], os interesses da Folha não são outros que não os interesses de sua excelência, o leitor", afirmou.

A liberdade de imprensa foi lembrada várias vezes, com deputados citando tentativas dos governos de regular a mídia.

Autor da ação que resultou na revogação da Lei de Imprensa, Miro Teixeira (PDT-RJ) disse que "quando a liberdade de imprensa for regulamentada, deixará de haver liberdade."

Edinho Araújo (PMDB-SP) afirmou que "a Folha é um jornal de alma inquieta, pulsante, em constante evolução". Para o líder da bancada do DEM, ACM Neto (BA), o jornal poderia se chamar 'a Folha do Brasil'.

O engajamento do jornal na campanha das Diretas-Já foi lembrada em discursos, assim como sua história.

Último deputado a falar, Chico Alencar (PSOL-RJ) citou a coluna de Janio de Freitas de hoje, "Folha, 35".

"Ele [Janio] diz que essa senhora de 90 anos na verdade nasceu mesmo há 35 anos (...) quando ela concedeu a palavra a opositores da ditadura. E diz Janio: ditadura nascida de um golpe, a que a Folha dera apoio. Essa coluna, como outras, mostra a pluralidade fundamental".

Alfredo Sirkis (PV-RJ) elogiou o jornal pela cobertura da campanha presidencial. "A Folha percebeu que havia em gestação uma terceira força e foi capaz de dar a palavra à senadora [Marina Silva]", disse. "Praticamente todos os políticos têm com a Folha uma relação de amor e ódio --fiquem tranquilos, pois 80% são de amor.'

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página