Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
Conteúdo Gratuito
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/05/2012 - 03h30

Músicos do Charlie Brown Jr. e filhos visitam exposição sobre rock

Publicidade

GABRIELLA MANCINI
DE SÃO PAULO

Guilherme Zauith/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 16-05-2012: MUsicos do Charlie Brown Jr. com os filhos visitando a exposição "Let´s Rock", em cartaz na Oca do parque Ibirapuera. (Foto: Guilherme Zauith/Folhapress, FOLHINHA) EXCLUSIVO
Luíza (à direita) e Mel, na exposição "Let's Rock"

"Rock é muito barulhento, mas eu adoro", diz Isabela Bezerra, 6. Ainda bem que ela gosta desse ritmo, pois seu pai, Bruno Graveto, é especialista em "fazer barulho". Ele é baterista do Charlie Brown Jr., banda que está há vinte anos na estrada.

Músicos contam como o rock mudou suas vidas

A "Folhinha" acompanhou os músicos e seus filhos à exposição "Let's Rock", em cartaz em São Paulo. O vocalista Chorão e seu filho Alexandre, 21, o baixista Champignon e sua filha Luíza, 7, o guitarrista Thiago Castanho e a filha Mel, 6, o guitarrista Marcão e seu filho Gabriel, 2, além do baterista Bruno e sua filha Isabela, divertiram-se entre fotos, vídeos e objetos originais de roqueiros, como um pijama do Elvis, uma escova de dentes da banda Kiss e um skate do Charlie Brown Jr.

"Dá oportunidade de a molecada ver de perto fotos de artistas antigos e guitarras que foram tocadas por eles. O rock está muito bem representado nessa exposição, desde o antigo ao atual, incluindo o rock 'gringo' e o nacional", disse Chorão.

"As exposições sobre rock geralmente focam uma banda ou um artista específicos, geralmente os clássicos. Procuramos ser o mais abrangente possível", contou José Antonio Algodoal, curador da exposição, que reproduz a iluminação de um show de rock.

Hey, ho, let's go
A exposição começa com um túnel do tempo, que cita apresentações históricas, datas importantes (como a morte de Jimmy Hendrix) e discos que marcaram época. "Olha, pai, um bebê tentando pegar o dinheiro!", disse Isabela, referindo-se à clássica capa de "Nevermind", da banda Nirvana. "Esse disco aí... você ainda vai ouvir muito! Foi nessa época que papai começou a tocar", fala Graveto.

Guilherme Zauith/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 16-05-2012: MUsicos do Charlie Brown Jr. com os filhos visitando a exposição "Let´s Rock", em cartaz na Oca do parque Ibirapuera. (Foto: Guilherme Zauith/Folhapress, FOLHINHA) EXCLUSIVO
Isabela, no canto direito, e Gabriel

Separados por décadas, contêineres (grandes caixas) decorados com fotos de artistas tocam o som que rolava na época. Na caixa dos anos 80, a turma se divertiu numa espécie de discoteca.

No último andar, projeções no teto fazem o visitante se sentir diante da plateia de um show.

Vendo e ouvindo tanto rock, vem logo a vontade de fazer um som. A parte preferida de Mel Castanho, 6, filha do guitarrista Thiago, foi justamente um espaço interativo com guitarras de todos os tamanhos. Até o pequeno Gabriel, de dois anos, tocou os instrumentos. "Sou baterista", ele contou à "Folhinha'. A canção escolhida não foi bem um rock, mas a cantiga de roda "Mariana conta um...".

Também fez sucesso entre as crianças um porco gigante inflável, referência à banda Pink Floyd.

Alexandre, filho de Chorão e fã de rock, disse que se sentiu "no lugar certo". "Você olha reto e tem uma seção só do Kiss, olha pra esquerda e vê uma seção só com Beatles, com disco de ouro, ingresso, fotos... Olha pro outro lado, tem dois corredores só do Elvis, uma parede só de punk, outra só de grunge... É a verdadeira essência do rock' n'roll", comenta. "A exposição foi realmente 'tricotada', cuidada nos mínimos detalhes por quem entende e gosta de rock."

"Let's Rock" inclui ainda uma série de palestras, workshops e shows de bandas como Sepultura. "Aqui é a Disneylândia para os adultos. A gente vira criança", contou Marcão.

Frases

Espalhadas por toda a Oca estão declarações de artistas como Bob Dylan, John Lennon, David Bowie e Raul Seixas. A "Folhinha" separou algumas dessas pérolas.

"Não sou roqueiro o dia todo: paro para dormir."
LEMMY, DA BANDA MOTORHEAD

"Enquanto houver garotos chateados, o heavy metal continuará existindo."
OZZY OSBOURNE

"Música é tudo. Só ela impede que fiquemos loucos."
LOU REED

"Rock sempre foi a música do diabo, e ninguém vai me convencer que não é."
DAVID BOWIE

"Quando você toca um acorde, um monte de garotos no meio do público está tocando com você."
ANGUS YOUNG, da banda AC/DC

"Antes de Elvis, não havia nada."
JOHN LENNON

"Quando ouvi Elvis pela primeira vez soube que jamais iria trabalhar para alguém, e que ninguém seria meu chefe."
BOB DYLAN

"O rock'n'roll retarda o envelhecimento."
BRUCE SPRINGSTEEN

 

Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página