Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
Conteúdo Gratuito
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/05/2012 - 03h30

Exposição 'Guerra e Paz' traz painéis gigantes de Portinari

Publicidade

GABRIELLA MANCINI
DE SÃO PAULO

Divulgação
Painéis "Guerra e Paz", de Portinari
Painéis "Guerra e Paz", de Portinari

Candido Portinari (1903-1962) foi um dos grandes pintores brasileiros. Em sua opinião, o melhor trabalho que já fez (e ele deixou 5 mil obras!) foram os murais Guerra e Paz, encomendados pelo governo brasileiro para ficar na sede da ONU (Organizações das Nações Unidas), em Nova York (EUA).

O artista Candido Portinari pinta a infância em livro

Em fevereiro, os grandes painéis (que medem 14 m x 10 m) chegaram à Fundação Memorial da América Latina, em São Paulo, onde ficam expostos até amanhã (20), com entrada grátis. Em 2013, os painéis retornam à ONU.

Em Paz, Portinari retrata cenas de um dia a dia pacato, com brincadeiras de crianças (personagens que aparecem com frequência em sua obra) e um coral infantil. Já em Guerra, o retrato é oposto: mães seguram filhos mortos, bombas explodem, hienas famintas parecem sorrir.

Além dos impressionantes murais, que ainda contam com uma bela apresentação em vídeo, a obra de Portinari está presente em outros espaços do Memorial, como o que traz uma linha do tempo projetada com as mais de 5 mil obras deixadas pelo autor.

As crianças que visitarem a exposição podem participar de atividades de arte-educação, organizadas pela equipe do Memorial, e saber mais sobre a obra do autor. Outra dica para conhecer melhor sua obra é visitar o site www.portinari.org.br. Nele há uma seção especial para crianças, com recordações de Portinari sobre sua infância e jogos feitos a partir de obras do pintor.

CURIOSIDADES

- Candido Portinari também era chamado de Candinho. Ele sempre gostou de desenhar. Com apenas nove anos, ajudou pintores italianos que chegaram em sua cidade (Brodowski, interior de São Paulo). Foi ele quem pintou as estrelas no fundo da igreja.

- De 1930 a 1932, Portinari viveu em Paris, onde os grandes pintores moravam. Com saudade do Brasil, escreveu uma carta a uma amiga dizendo que, em sua obra, iria pintar sua gente. E foi o que fez. Durante toda a vida, pintou o Brasil: as crianças de sua terra, trabalhadores do café e da cana, fatos históricos e festas populares. Dá para aprender muito sobre o nosso país pesquisando sua obra.

ANOTE NA AGENDA
"Guerra e Paz"
QUANDO: sábado (19) e domingo (20), hoje e amanhã, das 9h às 18h
ONDE: Memorial da América Latina (av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda; tel. 0/xx/11/3823-4600)
QUANTO: grátis

 

Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página