Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
Conteúdo Gratuito
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/12/2012 - 00h01

Leia a primeira reportagem de capa da 'Folhinha', sobre pescoço da girafa

Publicidade

DE SÃO PAULO

A reportagem de capa da primeira "Folhinha", em 8 de setembro de 1963, é sobre um menino que foi medir o pescoço de uma girafa. Leia a seguir a íntegra do texto

_

Quando menino resolve medir pescoço de girafa, de nada adianta contrariá-lo. Acaba medindo mesmo. A primeira experiência de Marcelo, 4, como repórter da FOLHINHA DE S.PAULO resultou na interessante descoberta das medidas do pescoço de Chuca e na sua alimentação.

Assim que Marcelo chegou ao Zoológico da Água Funda, foi recebido pelo diretor dr. Mario Autuori e sua esposa, dona Beatriz.

- Que é que tem ai in dentro? - foi logo perguntando Marcelo, assim que avistou a primeira jaula.

- Chimpanzé - respondeu dona Beatriz.

- Chimpanzé não, eu quero é girafa mesmo.

E foram ver a girafa. Marcelo a princípio ficou um pouco assustado, também pudera! Nunca tinha visto uma girafa de verdade em toda sua vida, ora.

- É linda - exclamou extasiado - Como é que ela se chama?

- Chuca.

- Por quê?

- Porque sim - exclamou dona Beatriz - Já veio da Alemanha com esse nome.

- E por quê?

- Porque sim.

- E por que é que é porque sim?

Aí, dona Beatriz disfarçou. Arranjou um molho de capim e disse ao pequeno repórter:

- Se você quer medir o pescoço da Chuca, dê-lhe um pouquinho de capim que ela fica quietinha.

Marcelo obedeceu. Para ficar do tamanho de Chuca, subiu na cerca. Ficou muito comovido quando a girafinha de cinco anos veio comer capim na sua mão, e seus olhinhos se encheram de lágrimas: metade medo, metade comoção.

- Come, Chuquinha, come.

E, na falta de maçãs, a girafa papou todo o capim da mão de Marcelo.

Chuca na passarela

Com a classe de um verdadeiro manequim francês, Chuca desfila com arte e elegância, transformando em passarela o amplo território de sua habitação.

Dengosa e meiga, quando percebeu a intenção a intenção do repórter, inclinou o pescoço com aquela paciência de girafa acostumada com a imprensa.

Marcelo ajeitou o metro e mediu.

- Nossa! Um metro e quarenta tem o pescoço dela.

Aí, diz Marcelo que a girafa sorriu dengosa. E, se o repórter diz que sorriu, é porque sorriu mesmo. Isso de girafa rir é coisa que só criança entende. Na certa, minha gente, foi orgulho de modelo que sabe ter medidas exatas para concorrer a qualquer título de "a mais bela do mundo".

O que é que a girafa come, hein?

- O que é que girafa come, hein?

Não sabemos quem teve mais paciência, se a girafa ou se dona Beatriz, que levou Marcelinho pela mão até a cozinha, onde a alimentação de todos os animais do zoo é preparada mediante tabelas. E lá estava tudinho que girafa come:

1 quilo de casca de banana (para substituir maçã) - 1 quilo de alfafa - 800 gramas de farelo - 1 quilo e meio de milho picado - 500 gramas de cenoura - 300 gramas de pão - 2 feixes de capim - 20 gramas de sal - 700 gramas de aveia em grão - 1 litro de chá preto - água à vontade.

Chuca recebe essa refeição duas vezes ao dia. Às 9h, o almoço. E às 13h, o jantar.

Afirma Marcelo que a girafa come com bons modos e não é nada mal-educada como o hipopótamo Baby, que, enquanto durou essa entrevista, ficou espirrando capim molhado na gente.

Reprodução
ORG XMIT: AGEN1011230406184393 ORG XMIT: 280501_0.tif Capa da primeira edição do suplemento infantil Folhinha, do jornal Folha de S.Paulo, publicado em 8 de setembro de 1963. (Foto: Reprodução) ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Capa da primeira edição da 'Folhinha'
 

Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página