Descrição de chapéu Livros

Emília, de Monteiro Lobato, viaja no tempo para contar a história do Brasil

Personagem do Sítio do Picapau Amarelo retorna em trilogia infantojuvenil da escritora Sônia Rodrigues

Everton Lopes Batista
São Paulo

As aventuras da boneca Emília não acabaram quando Monteiro Lobato parou de escrever sobre o Sítio do Picapau Amarelo. Em uma nova série de livros, a escritora Sônia Rodrigues retoma a personagem para viver uma história sobre o passado e o futuro do Brasil.

Em “A Fenda no Tempo”, primeira parte da trilogia “O Retorno de Emília”, vemos o país em 2050, quando algo deu muito errado e, por causa de mudanças climáticas, a Amazônia virou um deserto.

É uma garotinha chamada Akemi, moradora desse deserto, quem liberta Emília ao abrir um livro empoeirado de Lobato.

Inquieta, a boneca resolve investigar o que aconteceu com o país. 

Sua missão mais importante é encontrar três cientistas desaparecidos —foi depois do sumiço inexplicável deles que tudo começou a desandar.

Com a magia do pó de pirlimpimpim e um empurrão da tecnologia, Emília embarca numa viagem por diferentes períodos e lugares do Brasil. Conhece a crueldade da escravidão e os conflitos entre índios e europeus.

“Escrevi um livro com a Emília porque queria dar espaço para a criatividade e a irreverência dela”, diz Sônia, que é pesquisadora da obra de Lobato.

Com sua inventividade, Emília consegue transformar o futuro ao mexer os pauzinhos no passado. 

É assim quando ela sugere ideias a personagens da nossa história, como dom Pedro 1º e a imperatriz Leopoldina. Depois, quando a boneca volta a 2050, tudo está diferente.

“Acredito que existem partes da história do Brasil que precisam ser mudadas, e a ficção nos dá essa oportunidade”, diz a escritora. “É uma maneira de mostrar que as coisas podem ser diferentes.”

Os cenários das viagens temporais de Emília surgiram da pesquisa que a autora fez enquanto escrevia os livros. A ideia foi incluir dados da história do país para ampliar os conhecimento do leitor.

Trilogia ‘O Retorno de Emília’

  • Preço R$ 44,90 (cada um)
  • Autor Sônia Rodrigues
  • Editora Nova Fronteira
  • Títulos ‘A Fenda no Tempo’ (96 págs.), ‘A Herança Guarani’ (112 págs.) e ‘O Último Resgate” (112 págs.)
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.