Perguntas sobre o mundo e contação de histórias viram podcasts para crianças

Programas são feitos por e para os pequenos ouvintes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Desde 2004, o jornalista e publicitário Samuel Leite gosta de escutar podcasts. E divide o interesse com o filhos, Bruno, 8, e Luiza, 5. O caminho de casa para a escola virou diversão, com pai e filho ouvindo juntos programas sobre games. 

E foi numa brincadeira que os três criaram um podcast voltado a crianças, o E Se...Podcast. 

“Bruno tinha um trabalho de escola e, quando eu sugeri que a gente fizesse um podcast, ele adorou”, conta Samuel.

Juntos, gravaram uma versão diferente de “João e o Pé de Feijão”. “E se o João se desse mal, e o gigante levasse a melhor?”, eles se perguntaram

A família, então, decidiu se reunir ao redor de microfones e levantar algumas perguntas sobre os mais diversos assuntos. E se brócolis tivesse sabor de chocolate? E se o mundo fosse habitado só por robôs? É daí que saem os temas do podcast.

Primos, vizinhos e colegas de escola sempre participam como convidados, e hoje eles recebem sugestões de perguntas de ouvintes pelo WhatsApp.

O projeto acabou ganhando espectadores mesmo sem divulgação. “Na seção de crianças do iTunes, a gente já chegou ao primeiro lugar e sempre aparece entre as dez mais ouvidas”, diz o pai.

Eles até participaram do episódio de sexta-feira (11) do Café da Manhã, podcast diário fruto de parceria entre Folha e Spotify.

E Se... Podcast foi um dos primeiros do país voltados a criança. Ainda são poucos do gênero, mas eles já fazem sucesso e estão crescendo.

E Se... Podcast

No site esepodcast.com.br e nas principais plataformas. WhatsApp: (19) 99583-7327

Coisa de Criança

Criado pelo arquiteto Thiago Queiroz e por sua mulher, a artista plástica Anne Brumana, pais de três crianças. O podcast responde a dúvidas como “Por que o céu é azul?” ou “Por que o mar é salgado?”

No site paizinhovirgula.com e nas principais plataformas

 

Conta pra Mim?

Thiago Queiroz também faz este programa de narração de histórias, com a ajuda da contadora de histórias Flávia Scherner. ‘Mostramos aos pais que dá para brincar com as vozes e deixar o momento mais divertido’, explica Queiroz

No site paizinhovirgula.com e nas principais plataformas

Podventura

Fernando Rodrigues, que já trabalhou como publicitário e locutor, conta em 13 episódios uma história criada por ele: ‘Três Irmãos em Perigo num Mundo Cruel’. Os irmãos são porquinhos e um deles é inspirado na sua filha mais nova, Bel, 8.

Nas principais plataformas

Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes

O livro das escritoras italianas Elena Favilli e Francesca Cavalo, sobre as trajetórias de cem mulheres ilustres, é narrado por Ju Wallauer (do podcast ‘Mamilos’) e convidadas, como a cantora Daniela Mercury e a youtuber Jout Jout.

No site b9.com.br/shows/garotasrebeldes e nas principais plataformas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.