Descrição de chapéu Coronavírus

Primeira-ministra da Noruega tira dúvidas das crianças sobre o coronavírus

Em Israel, presidente faz live com leitura de história infantil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

"Não há problema em sentir medo quando tantas coisas estão acontecendo ao mesmo tempo", disse a primeira-ministra da Noruega, Erna Solberg, em uma entrevista diferente.

Em vez de responder às perguntas de jornalistas, ela tirou dúvidas de crianças sobre a pandemia do coronavírus.

Em um canal da TV aberta, a premiê respondeu a perguntas enviadas por crianças de todo o país, como "Por que não posso ter festa de aniversário?", "Posso visitar meus amigos?" e "O que acontece se você ficar doente?"

Usando terno roxo, na frente de um fundo azul, a primeira ministra fala ao microfone e gesticula
Erna Solberg, primeira-ministra da Noruega, concede entrevista coletiva para crianças, em Oslo, capital do país - Lise Åserud - 16.mar.2020/AFP

Foi uma oportunidade para explicar às crianças as medidas adotadas pelo governo para conter a transmissão do vírus. Até o momento, a Noruega tem 4.445 casos confirmados de Covid-19 e 32 pessoas morreram devido à doença.

Assim como o Brasil, a Noruega adotou medidas de isolamento social: as aulas também foram suspensas em escolas e creches, e os parques foram fechados.

As crianças norueguesas também estão ficando em casa e têm contato reduzido com os amigos e, especialmente, com parentes mais velhos —mais suscetíveis aos efeitos da Covid-19.

“Ficando em casa você está ajudando outras pessoas a não se contaminar e a não ficar doentes", explicou Solberg, "Isso é importante para aqueles que já ficaram doentes ou para os idosos.”

Afirmou também que, caso ela própria fique doente, há uma "longa fila de substitutos", e o país não corre risco de ficar sem liderança.

Ela não é a única líder mundial que realizou ações direcionadas às crianças.

Na semana passada, o presidente de Israel, Reuven Rivlin, conhecido no país como "Vovô Nacional", usou suas redes sociais e seu canal no YouTube para fazer a "Hora da História com o Presidente Rivlin".

Ele leu para as crianças o livro "Apartamento para Alugar", da escritora israelense Lea Goldberg, que fala sobre o significado de ser um bom vizinho.

Em seu Facebook, Rivlin disse ter feito "A Hora da História" porque sabe que não é um momento fácil nem para as crianças, nem para seus pais. Essa foi a forma que encontrou para estar próximo às famílias de Israel durante o período da quarentena.

"Convido vocês a se juntarem a mim na hora da história e lerem junto comigo, a família toda ou só as crianças. E aproveite para tomar um café, sem o seu celular", disse o presidente em sua rede social.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.