Best-seller infantojuvenil, 'Pantanal' ganha uma nova edição

Livro de José Hamilton Ribeiro é 'hino de amor' à região pantaneira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com muitas famílias ainda em casa, fica difícil pensar que lá fora existe um mundo legal, com plantas, animais e um montão de beleza.

É justamente por isso, para ajudar a lembrar que há tanta natureza nos esperando quando tudo isso passar, que a leitura de “Pantanal, Amor Baguá”, de José Hamilton Ribeiro, é mais importante que nunca.

Capa com ilustração de paisagens do pantanal
Capa do livro "Pantanal - Amor Baguá" (ed. Moderna), de José Hamilton Ribeiro - Divulgação

Lançado em 1974 pela editora Brasiliense, ganhou o prêmio de melhor livro juvenil da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) no ano seguinte. Também se tornou na época um dos best-sellers de literatura infantojuvenil, com mais de 20 reimpressões.

“Pantanal, Amor Baguá” voltou ao mercado em 1997, desta vez pela editora Moderna, na qual teve 17 reimpressões. O livro ganha agora uma nova edição, ainda pela Moderna, uma chance de apresentar a obra para um público diferente, que está chegando à pré-adolescência.

Saudosos de todas as possibilidades que a vida fora do isolamento oferece, esses leitores poderão se valer da história de Tato, um garoto da cidade grande que vai passar alguns dias no Pantanal e lá descobre a riqueza não só da fauna e da flora, mas também das relações humanas.

“O livro é um hino de amor à vida simples e selvagem da região pantaneira”, diz Maristela Petrilli, diretora de literatura da editora Moderna.

Repórter por décadas do programa Globo Rural e seis vezes vencedor do Prêmio Esso de Jornalismo, Ribeiro conta que conheceu pessoas instigantes quando foi ao Pantanal pela primeira vez e que poderiam um dia se tornar personagens de um livro.

Nasceu, assim, a trama que mostra o adolescente Tato atravessando importantes fronteiras desta fase tão deliciosa da vida. Quando sugere a ideia de ir ao Pantanal à família, por exemplo, ouve do pai que ele deve estar louco por querer ir sozinho a “uma região cheia de doenças, de mosquito, de onça e das maiores cobras do mundo”.

Como consegue se impor e viajar, Tato chega à fazenda do amigo Betinho, que vai apresentá-lo a situações típicas da região. Os dois vão contar boiada, avistar animais selvagens e até mesmo tentar caçá-los. O garoto prova guaraná em pó típico e passa a comer carne no café da manhã.

Aprende o valor das manifestações culturais ao entender que o sotaque é algo a ser respeitado. E descobre pela primeira vez a força do amor, ao conhecer Carminha, irmã do melhor amigo.

Quinto filho, Ribeiro nasceu quando a família já morava na cidade. “Conheci a fazenda de meu avô e cresci acompanhando os pais no sonho de construir uma fazenda só nossa, numas terras herdadas da avó”, conta, lembrando o município de Santa Rosa de Viterbo (interior de São Paulo), que hoje guarda o Centro de Memória José Hamilton Ribeiro.

Avô de duas netas gêmeas de seis anos, o autor olha com consternação para este período de quarentena, com crianças isoladas em casa.

“Nem passarinho gosta de ficar preso. A saída, quando possível, é entreter as crianças com atividades criativas, para que não baixe sobre elas o tédio”, ensina.

“As crianças são deliciosas e duram pouco. Talvez essa quarentena ao menos sirva para pais ou avós do nosso tempo entreterem e curtirem filhos ou netos enquanto possam e tenham tempo e força”.​

Pantanal, Amor Baguá
Autor: José Hamilton Ribeiro
Ed. Moderna, 192 págs, R$ 56​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.