Descrição de chapéu Livros

Clássico de Machado de Assis, 'Quincas Borba' ganha versão em HQ

Com traços impressionistas, esta é a primeira adaptação do romance aos quadrinhos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

​​No clássico “Quincas Borba” (1891), de Machado de Assis, “nós assistimos a um ser humano, o Rubião, enlouquecer sob o olhar das estrelas, que ficam impassíveis, lá no alto, como a plateia assistindo a um espetáculo”, afirma o escritor Luiz Antonio Aguiar, especialista na obra machadiana.

Rubião passeia à noite com Sofia em uma parque, sob o céu estrelado
Ilustração de "Quincas Borba em Quadrinhos" (ed. FTD), adaptação do romance clássico de Machado de Assis - Divulgação

É de autoria de Aguiar, vencedor do Prêmio Jabuti, o roteiro da adaptação para os quadrinhos de "Quincas", segundo romance da trilogia realista de Machado --entre “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e “Dom Casmurro”.

Nascido em 1839 no Rio de Janeiro, Machado tornou-se um dos mais importantes nomes da literatura brasileira. Morreu na mesma cidade em 1908.

A história de Rubião começa quando ele herda do filósofo Quincas Borbas —também personagem em “Memórias Póstumas”— posses, títulos, um cachorro e, junto com isso tudo, a loucura.

Rubião, enfermeiro, cuida de Quincas Borba, que está doente e acamado. No pé da cama, um cachorro, também chamado Quincas Borba, está deitado e os observando
Ilustração de "Quincas Borba em Quadrinhos" (ed. FTD), adaptação do romance clássico de Machado de Assis para HQ - Divulgação

O discípulo da filosofia do "humanitismo", de autoria de Quincas, vive uma trajetória de ascensão e decadência, em que é ele próprio o resultado fracassado das teorias de seu falecido mentor.

“Ao vencedor, as batatas”, diz o humanitismo. Sobrevive o mais forte, mas Rubião não era.

Cercado de oportunistas, o enfermeiro ingênuo de Barbacena é engolido pela Corte carioca e, pouco a pouco, vê sua fortuna se esvair nas mãos de arrivistas. Além disso, enlouquece de amor. Por fim, perde tudo.
Em sua adaptação, Aguiar se preocupou em preservar os aspectos atemporais do estilo de Machado, em particular “a profundidade existencial dos personagens, combinada a um sentido de melancolia, de galhofa, de ironia”.
“Quincas Borba em Quadrinhos” é a primeira adaptação desse romance de Machado para HQ, após “Dom Casmurro” (editora Ática) e “Memórias Póstumas” (também ed. Ática) também ganharem suas versões no formato.
A edição de “Quincas”, da FTD Educação, foi ilustrada pela quadrinista Verônica Berta.

Para desenhar a história de Rubião e o Rio de Janeiro do final do século 19, Berta se inspirou no impressionismo, movimento artístico que vigorava na Europa na época, como forma de aludir à forte influência dos costumes daquele continente sobre a elite carioca nesse período.

“Das xícaras de café às construções das cidades, tudo foi desenhado pensando nas personalidades e nas condições sociais de cada personagem”, ela explica. A ilustração de cenários como a praia de Botafogo e o Largo de São Francisco se baseou em fotografias históricas.

Neste ano, o romance passa a integrar a lista de leituras obrigatórias do exame da Fuvest junto com títulos como “Angústia”, de Graciliano Ramos, e “Terra Sonâmbula”, de Mia Couto.

A adaptação de Aguiar para a HQ procura unir “a solidez de um romance clássico com uma linguagem super contemporânea”, os quadrinhos, mais popular entre os leitores mais jovens.

No entanto, os grandes temas machadianos, como a complexidade das relações humanas e as vaidades políticas, permanecem em qualquer formato.

“Se colocássemos o Rubião na caverna de Winden (da série “Dark”, da Netflix) e ele viesse parar em 2020, com certeza se apaixonaria por uma moça bonita e casada. E alguém perceberia sua ingenuidade e se aproximaria dele de olho no seu dinheiro”, diz Camila Saraiva, editora da FTD.

Para ela, a obra de Machado, como é próprio de grandes autores, fala de comportamentos e fragilidades humanas aos quais estamos sempre suscetíveis, seja no século 19, seja no século 20.

“Quincas Borba em Quadrinhos” pode ser comprado no site da editora (https://ftd.com.br/detalhes/?id=6949). O book trailer está disponível no YouTube e pode ser conferido aqui:

Quincas Borba em Quadrinhos
Editora FTD, 96 páginas. R$ 49

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.