Trupe Pé de Histórias lança música sobre a importância do medo e a alegria de estar junto

Canção "Fica Bem", lançada em julho, traz olhar infantil do isolamento social

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

“Eu tenho medo não sei de quê, eu tenho medo de não saber”, canta a Trupe Pé de Histórias.

Os versos da música “Fica Bem”, que teve o videoclipe lançado em julho, tratam das experiências de incerteza, de ficar em casa e de ter saudade durante o isolamento social.

Nascida há mais de uma década da parceria entre Naya Sá e Tucci Fattore, a Trupe une música e teatro, criando espetáculos para o público de até 7 anos. Promove apresentações em escolas, festas e festivais de teatro.

Grupo de quatro homens e uma mulher, fazendo pose segurando instrumentos musicais como flauta transversal, violão, sax e chocalho. Eles vestem roupas das cores verde, laranja, azul e vermelho, de estilo circense
A Trupe Pé de Histórias - Daniela Toviansky/Divulgação

A produção da música “Fica Bem”, contudo, apareceu em um momento em que a Trupe foi obrigada a se reinventar diante das restrições impostas pela pandemia.

O grupo migrou dos palcos para as lives em seu canal, o You Trupe, e está descobrindo outras formas de interagir com seu público, como as festas online. Em suas apresentações virtuais, explora novas possibilidades trazidas pelo formato, como integrar elementos do cinema e da televisão às apresentações.

O formato online também foi incorporado ao videoclipe de “Fica Bem”: cada integrante é mostrado tocando e cantando em sua própria casa (ou “ninho”, como diz a música).

A atriz e educadora Naya Sá, vocalista da Trupe, conta que foi seu filho que a convenceu da “importância do medo”, durante uma conversa sobre o isolamento.

O menino tem vontade de se tornar biólogo quando crescer e explicou para a mãe que a capacidade de sentir medo foi fundamental para a evolução da espécie humana. “A conclusão foi que o medo não nos paralisa, mas nos protege.”

O diálogo entre mãe e filho foi inspiração para a música “Fica Bem”, que traz o olhar infantil “de quem assiste, sente, vive, mas não sabe bem o que está acontecendo.”

Por sua vez, o ator e contador de histórias Tucci Fattore ressalta que não são apenas os pequenos que se sentem assim. A canção fala de uma experiência comum a adultos e crianças neste período.

Para ele, a música “pode expressar o indizível” e ajudar crianças e adultos a processar emoções complexas. Daí a importância da arte que fala do medo e da incerteza.

Mas “Fica bem” não traduz apenas os aspectos difíceis da pandemia e do isolamento.

Com o refrão “fica bem, fica bem, no seu ninho fica bem”, embalado pela narrativa de gestos e atividades cotidianos e de carinho entre pais, mães e filhos, a canção conclui que “com você, eu fico bem”, reforçando a importância de aproveitar juntos os momentos em casa, apesar de tudo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.