O que fazem os bancos de dinheiro? Como eles enchem os cofres? Veja as respostas aqui

Jornalista e pedagoga Luiza Dalmazo ajuda a tirar as dúvidas

São Paulo

Tem alguma coisa mais de adulto do que banco? Bradesco, Caixa, Banco do Brasil, Itaú, Santander, Nubank... todo mundo já ouviu falar, mas o que eles fazem?

Com ajuda da jornalista e pedagoga Luiza Dalmazo, criadora do canal Balanço da Educação no Youtube, respondemos a essas e outras perguntas.

O que é o banco?
O banco é como um cofrinho comunitário, que armazena dinheiro e outras coisas de valor, como ouro. O banco também funciona como uma loja, que tem o dinheiro como produto principal.

Como surgiu o banco?
Antigamente, as pessoas guardavam as suas economias em casa, num pé de meia ou embaixo do colchão, mas isso não era seguro. Poderia haver algum roubo ou, se a pessoa escondesse muito bem, ela poderia até esquecer onde havia guardado. Assim, surgiram os bancos, para guardar com mais segurança e para emprestar dinheiro para quem precisasse.

Como o banco tem dinheiro?
Você pode deixar sua mesada ou o dinheiro que ganhou da vovó no banco, como os seus pais deixam o salário. O banco pode cobrar um valor para guardar esse dinheiro. Além disso, ele vende diversos produtos, como pagamento de contas, seguros ou empréstimos, cada um com seu custo.

O que é o cartão de crédito?
Ele funciona como um empréstimo do banco pra você. Em vez de você carregar um saco de dinheiro toda vez que sair de casa, o banco te empresta o que você gastar pelo cartão. No fim do mês, você paga tudo o que gastou de uma vez (ou em várias parcelas) com uma taxa extra por esse serviço que o banco prestou.

O que são parcelas?
No cartão de crédito, é possível parcelar a compra. Em vez de pagar tudo de uma vez, você paga uma parte do valor do seu novo videogame a cada mês. Esse parcelamento, chamado de venda a prazo, pode custar maior do que o valor inicial do videogame.

O que é o cartão de débito?
Ele funciona como o dinheiro da sua conta, mas em forma de um cartãozinho de plástico. Quando você passa o cartão de débito, a cobrança é feita diretamente da sua conta no banco, em um pagamento à vista, ou seja, o valor inteiro naquele momento.

Como posso pegar dinheiro do banco?
O banco pode “vender” dinheiro a você por meio do empréstimo. Se você precisa de dinheiro para comprar um carro ou uma casa, por exemplo, o banco te empresta. Quando você pagar o banco de volta, no futuro, vai ter que devolver mais do que pegou. A diferença entre o quanto se pega emprestado e o quanto se paga depois se chama juros.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.