O que fazem os bancos de dinheiro? Como eles enchem os cofres? Veja as respostas aqui

Jornalista e pedagoga Luiza Dalmazo ajuda a tirar as dúvidas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Tem alguma coisa mais de adulto do que banco? Bradesco, Caixa, Banco do Brasil, Itaú, Santander, Nubank... todo mundo já ouviu falar, mas o que eles fazem?

Com ajuda da jornalista e pedagoga Luiza Dalmazo, criadora do canal Balanço da Educação no Youtube, respondemos a essas e outras perguntas.

O que é o banco?
O banco é como um cofrinho comunitário, que armazena dinheiro e outras coisas de valor, como ouro. O banco também funciona como uma loja, que tem o dinheiro como produto principal.

Como surgiu o banco?
Antigamente, as pessoas guardavam as suas economias em casa, num pé de meia ou embaixo do colchão, mas isso não era seguro. Poderia haver algum roubo ou, se a pessoa escondesse muito bem, ela poderia até esquecer onde havia guardado. Assim, surgiram os bancos, para guardar com mais segurança e para emprestar dinheiro para quem precisasse.

Como o banco tem dinheiro?
Você pode deixar sua mesada ou o dinheiro que ganhou da vovó no banco, como os seus pais deixam o salário. O banco pode cobrar um valor para guardar esse dinheiro. Além disso, ele vende diversos produtos, como pagamento de contas, seguros ou empréstimos, cada um com seu custo.

O que é o cartão de crédito?
Ele funciona como um empréstimo do banco pra você. Em vez de você carregar um saco de dinheiro toda vez que sair de casa, o banco te empresta o que você gastar pelo cartão. No fim do mês, você paga tudo o que gastou de uma vez (ou em várias parcelas) com uma taxa extra por esse serviço que o banco prestou.

O que são parcelas?
No cartão de crédito, é possível parcelar a compra. Em vez de pagar tudo de uma vez, você paga uma parte do valor do seu novo videogame a cada mês. Esse parcelamento, chamado de venda a prazo, pode custar maior do que o valor inicial do videogame.

O que é o cartão de débito?
Ele funciona como o dinheiro da sua conta, mas em forma de um cartãozinho de plástico. Quando você passa o cartão de débito, a cobrança é feita diretamente da sua conta no banco, em um pagamento à vista, ou seja, o valor inteiro naquele momento.

Como posso pegar dinheiro do banco?
O banco pode “vender” dinheiro a você por meio do empréstimo. Se você precisa de dinheiro para comprar um carro ou uma casa, por exemplo, o banco te empresta. Quando você pagar o banco de volta, no futuro, vai ter que devolver mais do que pegou. A diferença entre o quanto se pega emprestado e o quanto se paga depois se chama juros.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.