Descrição de chapéu Todo mundo lê junto

Coral infantil Palavra Cantada busca novos integrantes

Crianças de sete a 13 anos podem se inscrever nas audições

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

​Criado há dez anos, o Coral Palavra Cantada –que tem o mesmo nome da dupla famosa porque foi idealizado pelos cantores e instrumentistas Sandra Peres e Paulo Tatit– está com inscrições abertas para audições que escolherão 40 novas crianças para o coro infantil sediado em São Paulo.

Todas as etapas do projeto são gratuitas, desde a inscrição até a participação semanal dos aprovados nos ensaios e apresentações.

Atualmente, o Coral Palavra Cantada SP tem 55 integrantes, e, desde que foi fundado, já passaram por ele mais de 750 pequenos cantores de São Paulo.

“Criamos o Coral para que crianças de todas as classes sociais possam aprender música, cantar e desenvolver a sociabilidade, elemento que o exercício do trabalho coletivo traz”, explica Sandra Peres. ​

Um palco lotado de pessoas, onde à frente se veem adultos, e atrás, sobre um platô, um coro formado por crianças
Apresentação do Coral Palavra Cantada junto com a dupla Palavra Cantada, na Casa Natura Musical, em São Paulo - Divulgação Palavra Cantada

Ela também entende que ter criado o Coral Palavra Cantada foi uma maneira de ela e Paulo retribuírem pelo menos um pouquinho do carinho que os fãs dos shows e dos discos da dupla sempre tiveram por eles.

Para Paulo Tatit, o coral é uma forma de dar oportunidade para as crianças que querem fazer música. “A ideia foi proporcionar uma rica experiência de aprendizagem da música, e de domínio e uso do instrumento da voz por meio do canto coral”, completa.

O Coral Palavra Cantada já se apresentou em lugares muito importantes e respeitados de São Paulo.

Teve, por exemplo, recital na Sala São Paulo com a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), no Auditório do Ibirapuera, Citibank Hall, Espaço das Américas, Tom Brasil, Teatro Claro SP, SESC Pinheiros e SESC Pompéia, e Centro Cultural São Paulo.

Fora isso, as crianças do coral também já puderam acompanhar Paulo e Sandra na gravação de algumas canções da Palavra Cantada.

O maestro Eduardo Boletti, que rege o coral, explica que qualquer criança pode participar, mesmo que não tenha conhecimento de música ou de técnica de canto –o coral oferece estes estudos durante os próprios ensaios. A única exigência é ter entre sete e 13 anos.

“As crianças passam por audição para checar principalmente questões de saúde vocal, e para fazer uma classificação prévia das suas características vocais, pois o coral canta arranjos de até três vozes”, adianta Eduardo.

Entre as músicas que o coral costuma cantar –o chamado repertório de um conjunto– estão canções da Palavra Cantada, além de sucessos de Caetano Veloso, Milton Nascimento, Arnaldo Antunes, Beatles, Queen, e tudo com arranjos adaptados para o canto coral infanto-juvenil.

Nos ensaios, além do contato com o repertório musical, os integrantes do coral estudam técnica vocal e percepção auditiva. O maestro Eduardo também acha que quem tem a chance de cantar assim em um coral na infância consegue ter mais sensibilidade, concentração e percepção.

Além, claro, da chance de fazer grandes amigos no coral. “Fazer música apura os sentidos e amplia sua maneira de ver e interagir com o mundo. Além do convívio social e do aprendizado de música em si, a motivação que se cria em poder fazer música com seus amigos é muito gratificante”,

Antes da pandemia, os ensaios do Coral Palavra Cantada aconteciam na biblioteca Monteiro Lobato, no centro de São Paulo, uma vez por semana. Agora, com todo mundo evitando aglomerações, os encontros são sempre pela internet.

Quem tiver interesse em participar das audições, pode pedir para os responsáveis preencherem o formulário até o dia 7 de março, e enviar um vídeo gravado em casa mesmo, cantando à capela (ou seja, sem instrumentos ou bases musicais acompanhando), e sem microfones, edição ou efeitos.

Vale escolher qualquer música para cantar para a câmera.


AUDIÇÃO CORAL PALAVRA CANTADA
Até 7 de março
Formulário para inscrição: https://forms.gle/iNRfvehBmSpDAA4J9

TODO MUNDO LÊ JUNTO

Texto com este selo é indicado para ser lido pela criança junto dos responsáveis e educadores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.