Descrição de chapéu Todo mundo lê junto

Crianças têm oficinas de artes, música e teatro em dois festivais online

FestA! e FIL são gratuitos, e acontecem de 19 a 28 de março

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A partir desta sexta (19), dois festivais online vão ajudar quem está isolado em casa a passar o tempo de maneira mais gostosa e criativa. A ideia é continuar usando as telas dos celulares, tablets e computadores para acompanhar a programação, mas dar a elas um novo uso, mais ativo, não só assistindo coisas sem participar delas.

O FestA! – Festival de Aprender do Sesc São Paulo, acontece de 19 a 28 de março nos canais e redes sociais das unidades do Sesc em todo o estado de São Paulo. Os organizadores do evento explicam que as oficinas para crianças prometem aumentar o contato com os fazeres artísticos ancestrais, que eram tradição há muitos e muitos anos.

Lu Lopes, a Palhaça Rubra
Palhaça Rubra dá oficina no FIL - Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens - Divulgação

Esta é a quarta edição do FestA! Dessa vez, além das atividades online, também é possível baixar de graça o Almanaque FestA!, que tem 102 páginas. Nele, arte-educadores da equipe do Sesc e artistas de diversas linguagens contam curiosidades e sugerem jogos em sete seções: Impressão, Matriz & Cópia; Trama; Traço; Pigmento; Forma & Volume; Imagem, Tempo & Movimento e Remix.

“Montar cabaninha e inventar brinquedos com embalagens descartadas são algumas das possibilidades que as crianças nos trazem, e mostram como nossa casa é um lugar interessante”, diz Juliana Braga de Mattos, gerente de Artes Visuais e Tecnologia do Sesc São Paulo.

“Uma cozinha, por exemplo, pode se tornar um grande ateliê, onde é possível fazer tintas naturais com café ou temperos e pintar um desenho, fazer massa de pão e modelar as formas mais inusitadas."

Já O FIL – Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens também começa dia 19, mas acontece sempre apenas de sexta a domingo, por dois finais de semana, até o dia 28 de março. Na programação infantil, haverá poemas visuais, historietas musicadas, marionetes corporais e em 3D, dança e muita música.

“Você sabia que a música também é um brinquedo? Por isso, a gente anda no ritmo do nosso coração. A gente escova os dentes, vira páginas de um livro, e a gente brinca num ritmo próprio”, ensina a Palhaça Rubra, que vai oferecer uma oficina no FIL.

“Nessa oficina, nós vamos brincar de música. Lembrando que o nosso corpo é música também.”

Confira a seguir algumas das atividades infantis online que vão acontecer no FIL e no FestA!.

FIL – Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens

RuBarbaGibatuques - Palhaça Rubra Show Oficina

A palhaça Rubra e Minduim, do grupo Barbatuques, usam o corpo para contar historietas musicadas. O show brinca com tutoriais de percussão corporal, e convida todo mundo a participar das músicas e historietas.

Quando: 21/3, às 16h

Onde: www.fil.art.br e nas plataformas do FIL no Youtube e Facebook

Homenagem à Lucia Coelho

“A Pequena Vendedora de Fósforos”, de Hans Christian Andersen, conta a história de uma menina que, para sobreviver, ajuda a família vendendo fósforos. Em uma fria noite de Natal, ela acende um dos palitos para se aquecer. Com isso, vai imaginando tudo que nunca teve, como brinquedos e comidas gostosas. Esta montagem teatral tem adaptação de Denise Crispun, e direção de Lúcia Coelho.

Quando: 26/3, às 19h

Onde: www.fil.art.br e nas plataformas do FIL no Youtube e Facebook

A História do Homem e o Ovo

​A atriz, professora e contadora de histórias Silvia Castro vai falar sobre como uma pequena mentira acaba se transformando em algo gigantesco, de infinitas proporções. A fábula quer ensinar mais sobre fake news às crianças, e vai ser assistida ao vivo por nove países que falam a língua portuguesa.


Quando: 27/3, sábado, às 15h

Onde: www.fil.art.br e nas plataformas do FIL no Youtube e Facebook

FestA! – Festival de Aprender do Sesc São Paulo

Animais de Origami

O origamista Professor Ozy ensina diversas formas ao longo de quatro encontros, sempre às 10h. Na sexta (19), todos são convidados a fazer uma baleia cachalote, conhecida como o maior mamífero com dentes na Terra. No domingo (21), é a vez do sapo. Dia 25, quinta-feira, todos constroem um peixinho em origami, e no domingo (28), é dia do cavalinho saltador.

Quando: Dias 19, 21, 25 e 28/3, às 10h
Onde: Canais do Sesc Piracicaba no Facebook, Instagram e YouTube

Terra Fértil para Crianças

Uma oficina para todo mundo em casa brincar em conjunto. A ideia é usar algo totalmente sem estrutura e criar um mundo a partir disso. Para participar é preciso separar argila ou massinhas coloridas, plástico para forrar a mesa, elementos que possam servir de ferramentas, como copinhos e canudos de plástico, e palitos de sorvete.

Quando: 20/3, das 11h às 12h
Onde: Plataforma Microsoft Teams
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes

Construção De Máscaras Fantásticas com Papelão

Uma oportunidade para construir máscaras planas ou tridimensionais em papelão e em diversos outros materiais recicláveis, com a atriz Daiane Baumgartner. Para participar, separe caixa de papelão ou qualquer tipo de papel mais durinho, tipo E.V.A, materiais recicláveis como potinhos vazios e tampas de garrafa, jornal ou revista, materiais de costura, enfeites, tesoura, tintas e pincéis, cola, fitas adesivas, lápis e papel.

Quando: Dia 20/3, sábado, das 15h às 18h
Onde: Plataforma Microsoft Teams
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes

Passarinho de Papietagem

Conheça a papietagem, uma técnica para criar peças delicadas e simples feitas de papéis picados e colados, um a um, camada por camada.

Quando: Dia 20/3, sábado, das 10h às 11h
Onde: Canais do Sesc Piracicaba no Facebook, Instagram e YouTube

Ateliê de invenções: Maurizio Zelada

Quem se lembra do Castelo Rá-Tim-Bum da televisão já conhece um pouco do trabalho de Maurizio. Era ele quem criava vários elementos cênicos do programa. Agora, Maurizio ensina crianças e adultos a fazer uma engenhoca simples e divertida.

Quando: Dia 21/3, domingo, às 11h
Onde: Canais do Sesc Birigui no Facebook, Instagram e YouTube

Programação completa e informações

FIL

www.fil.art.br

FestA!

www.sescsp.org.br/festa

TODO MUNDO LÊ JUNTO

Texto com este selo é indicado para ser lido por responsáveis e educadores com a criança

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.