Descrição de chapéu Deixa que eu leio sozinho

Menino youtuber descobre que todo mundo pode ser super-herói

Peça 'O Pequeno Herói Preto' fala dos poderes na vida real

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Não olhe agora, mas aí na sua família há uma porção de super-heróis. Aliás, você mesmo é um herói e talvez nem saiba disso. É que tem gente que pensa que é preciso ter capa e poder voar, ou ter a força para levantar um caminhão e saber se comunicar por telepatia para ser definido como super -mas nada disso é necessário, na verdade.

“A força está dentro da gente”, ensina o ator Junior Dantas, que, no teatro, interpreta o Super Nagô, um herói bem parecido com cada um de nós. Ele é um menino de dez anos, youtuber, protagonista da peça “O Pequeno Herói Preto”, em cartaz online pelo Youtube.

“O super-herói transforma o entorno dele, seja a casa, a casa, a rua dele. Ele planta uma árvore, ajuda alguém a atravessar a rua. Acredita, luta e vai atrás dos seus objetivos”, continua Junior.

Super Nagô é um youtuber de dez anos que descobre seus poderes em um dia difícil - Rodrigo Menezes/Divulgação

Com isso, o ator diz que qualquer um à nossa volta pode ser um super-herói, incluindo nossa mãe, pai, professores, tias. “O Super Nagô percebe que, quando a avó faz as comidas mágicas cheias de amor, ela transforma as pessoas”, exemplifica.

A mãe de Junior, por sua vez, tinha o poder da água, ele conta, porque, na infância dele, ela estava sempre limpando, lavando e trabalhando para criar os três filhos. “Meu avô tinha o poder da terra, e meu pai tinha o poder do ar”, completa.

É importante dizer que Super Nagô e Junior são negros. “Ele é um herói totalmente brasileiro, com as nossas características. Foi pensado nisso porque a gente precisa se ver representado, mostrar isso pras crianças. Desde a minha geração, a gente não tem heróis negros nos jogos, nas peças.”

Super Nagô gosta de estudar heróis de desenhos, livros e filmes, e presta atenção nos heróis da vida real. Com isso, dá dicas em seu canal na internet. Ele menciona o nome dos cantores Gilberto Gil e Elza Soares, da escritora Conceição Evaristo, e dos personagens Lanterna Verde e Pantera Negra.

Ele descobre que também é um herói quando sua mãe vai pedir emprego em um mercado, e o dono fala que ela não tem as características para atender aos clientes dele. “A partir desse dia, ele resolve usar seus poderes para ajudar à mãe a outras pessoas”, adianta Junior.


O PEQUENO HERÓI PRETO

Com Junior Dantas. Texto: Junior Dantas e Cristina Moura. Direção: Luiza Loroza. Sábados e domingos, às 11h. Até 11/7. No canal www.youtube.com/opequenoheroipreto. Grátis.

DEIXA QUE EU LEIO SOZINHO

Ofereça este texto para uma criança praticar a leitura autônoma

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.