Descrição de chapéu Todo mundo lê junto

Por que abelhas picam, quanto tempo vivem e por que são tão importantes? Criadores contam tudo às crianças

Insetos só querem beber nosso refrigerante porque estão com falta de alimento adequado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Quando era criança, Carlos Alberto Barrichello Junior assistiu ao caseiro do sítio quebrar um muro. Conforme a estrutura se desfazia, foi surgindo lá de dentro uma porção de abelhinhas que tinham feito ali a sua colmeia. Carlos ficou encantado.

Mais de 20 anos depois, ele estava de novo no mesmo sítio da família, onde passava todos os finais de semana desde que nasceu. De repente, olhou para seu braço e, pousada ali, estava uma abelha igualzinha àquelas que viu na infância, no dia do muro quebrado.

“Fiquei pensando por onde andavam aquelas abelhas que eu nunca mais tinha visto”, conta. Carlos, então, pesquisou e estudou muito sobre o universo das abelhas, e decidiu virar um criador delas.

Ilustração mostra abelhas jataí em flores, cobertas de pólen, outras dentro de uma colmeia, outras sonhando com uma piscina de mel
Abelhas são grandes professoras da natureza - Carolina Daffara

Hoje, ele a irmã, Andrea, entendem tudo do assunto. Eles criaram a Beeliving, uma marca de coisas feitas a partir do mel e de outros produtos que as abelhinhas do sítio dão. A ideia principal deles é preservar as abelhas nativas do Brasil —que vêm sendo extintas pelo abuso de agrotóxicos e pelo desmatamento— e plantar muitas e muitas árvores para elas.

No mundo, existem cerca de 25 mil espécies de abelhas. No Brasil, são 250.

A Folhinha conversou com Andrea e Carlos para aprender e tirar todas as dúvidas sobre a vida das abelhas.

Qual é a importância das abelhas na natureza? 

Carlos O papel principal delas é a polinização, que é você tirar o pólen de uma florzinha e colocar em outra. É como se a abelha fosse o uber do pólen. O pólen é o alimento dela, ele e o néctar.

Andrea Ela é como um cupido, é como se ela ajudasse as flores a namorarem porque ela faz o cruzamento das florzinhas.

E o que é o néctar? 

Carlos É o líquido que a flor expele para atrair as abelhas. Tem um livro que a gente leu recentemente que fala que o néctar é alma da flor. A partir do momento que ela colhe esse néctar, ela também acaba polinizando a flor. Porque, quando ela pega o néctar, tem um monte de pelinhos no corpo dela onde o pólen fica grudado, e, quando ela vai para outra flor, o pólen cai lá e gera a fecundação dessa outra flor. O néctar é o alimento energético da abelha, como se fosse o combustível.

Andrea A abelha coleta o néctar e, dentro dela, ela vai transformar isso em mel. Isso acontece em uma “bolsinha”, um órgão chamado papo de mel.

O mel é feito de quê? 

Carlos O mel é o néctar um pouquinho desidratado, porque ela tira um pouquinho da umidade e coloca enzimas dela mesma. Isso fermenta naturalmente. Por isso que cada mel tem um sabor especial, porque cada espécie de abelha coloca as suas enzimas próprias. Além do sabor do néctar da flor tem ainda o sabor das enzimas da abelha.

Quando a gente se machuca ou fica com dor de garganta, os adultos sugerem que a gente use própolis. O que é isso? 

Andrea A própolis é a proteção da colmeia. A origem do nome vem daí, “em prol da pólis”, que é a colmeia delas. É uma resina que elas coletam nas plantas e vai servir como uma proteção tanto física quanto medicinal, para evitar os organismos maléficos. Assim como protege as abelhas a própolis também protege a gente, aumenta nossa imunidade e faz com que a gente fique protegido das doenças.

Carlos A própolis é feita de resina e óleos essenciais. A aroeira por exemplo, quando ela tem um machucadinho no tronco, vai soltando aquela resina como se fosse um remédio. A abelha colhe, leva para a colmeia, adiciona enzimas e transforma na barreira protetora.

Como é a vida dentro da colmeia? 

Carlos Existem abelhas solitárias e tem as espécies sociais com colônias que tem 500, mil abelhas. Varia de espécie para espécie. Lá dentro tem a rainha, que vai fazendo a postura dos ovinhos. Ela bota em torno de 50 a cem ovos por dia.

Andrea Dizem que, entre as abelhas solitárias, a mãe não conhece o filhinho porque ela morre antes de o ovinho eclodir. Mas é muito lindo ver como a espécie se perpetua, aquela abelhinha vai deixar um filhote que vai continuar o trabalho da vida.

Quanto tempo uma abelha vive? 

Carlos Uma média de 60 dias, e a rainha vive de dois a três anos.

Qual a principal diferença entre as abelhas nativas e aquela espécie que a gente vê mais frequentemente? 

Carlos Aquela é a abelha africanizada, elas vieram com os colonizadores e dominaram o Brasil por ser um país tropical. A rainha das nativas fica com asinhas bem pequenininhas e não consegue voar, mas a rainha das africanizadas voa. Quando você vê um monte de abelhas voando juntas, aquele enxame, é porque a rainha está lá. Entre as abelhas nativas, que são as que nós criamos no sítio, tem umas muito pequenininhas, como a lambe-olhos, que tem 2 mm, e a mamangaba, que é gigante e solitária, ela mede 1,5 cm.

O mel que vocês tiram de lá de dentro da colmeia do sítio não faz falta para elas? 

Carlos É como se a gente dividisse a comida. Ela estoca bastante mel na primavera, é uma época de abundância. Por isso que a gente sempre planta bastante flores para elas, para poder dividir. A gente colhe uma parte desse mel, nunca colhe todo. Temos que manter as abelhas saudáveis. É um trabalho de muito respeito com elas.

Elas ficam bravas quando vocês mexem lá dentro? 

Carlos Geralmente quando a gente mexe é no andar mais alto da caixinha, a melgueira. Tiramos para fazer a coleta e elas logo voam. Embaixo tem o sobreninho, onde fica a rainha botando os ovos. A gente só colhe da melgueira. Elas são abelhas mansas, algumas até dão umas mordidinhas, mas não dói e nem é preciso usar roupa especial para mexer porque elas não picam.

E por que as abelhas africanizadas picam? 

Carlos É sempre um acidente. Você sem querer põe a mão onde ela está e é picado, ou pisa ou senta nela, ou vai tomar um refrigerante e ela está lá dentro. Se ela estiver voando perto e você ficar tranquilo, respeitar, nada vai acontecer.

Aliás, por que elas vêm no nosso refrigerante? 

Carlos É por falta de alimento. Por isso é importante preservar as florestas. Ela está buscando fonte de alimento na cidade, procurando outros recursos.

Andrea Tem gente que acha isso engraçado, mas na verdade é uma coisa bem triste.

É verdade que elas morrem depois de picar a gente? 

Carlos Sim. Ela pica, deixa o ferrão, voa e o intestino dela e alguns outros órgãos ficam grudados no ferrão, então ela acaba morrendo.

Vocês acham que as abelhas sabem o quanto o trabalho delas é importante para o mundo? 

Andrea Sim, elas sabem de tudo! Elas são uma inteligência silenciosa, sabem disso e de muito mais. Acredito que as crianças podem aprender muito sobre a vida no contato com a natureza. Elas são protetoras e nos ensinam muito.

TODO MUNDO LÊ JUNTO

Texto com este selo é indicado para ser lido por responsáveis e educadores com a criança

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.