Descrição de chapéu Deixa que eu leio sozinho

Conheça o besouro que tem um palavrão no nome e ainda assim é muito fofo

Você vai ficar de queixo caído quando souber do que é feita a bolinha que ele empurra por aí

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Este texto começa com uma proposta: eu aposto que, quando você terminar de lê-lo, vai ter mudado completamente seu sentimento em relação ao assunto que vamos tratar aqui. E, caso continue pensando como pensava antes, fico devendo a você um novo texto, dessa vez sobre um assunto de que todo mundo gosta. Tipo bala. Filhotinhos de cachorro. Pizza.

Esse texto aqui é sobre besouros. Aquele animal que voa fazendo um barulhão e muitas vezes parece completamente descontrolado, batendo nas coisas e até na gente. Sabe por que ele faz isso?

Não é porque ele queira assustar ninguém, pelo contrário. O fato é que ele próprio está assustado e desorientado pela quantidade de luzes que os humanos acendem, e que, para eles, são intensas demais. Nesse voo doido, os besouros costumam estar só em busca de um lugar para construir a sua toca.

Os besouros fazem parte da ordem dos coleópteros, que significa "asas de estojo".

"Todos têm dois pares de asas, mas nem todos sabem voar. Normalmente o par de asa mais externo é mais duro e protege o par de asas mais interno, que, nos besouros que sabem voar, é o par de asas usado para o voo", explica Paulo Ribolla, professor da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

O rola-bosta-africano, de nome científico Digitonthophagus gazella, é um besouro rola bosta, coprófago que pertence à família Scarabaeidae - Matthias/Adobe Stock

Os coleópteros têm integrantes muito famosos, entre eles o vagalume e a joaninha. Paulo também menciona o besouro titan (Titanus giganteus), que tem até 18 centímetros de comprimento.

Vincenzo Zanini, que estuda ciências biológicas e é membro do laboratório de zoologia de invertebrados da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), conta que os coleópteros são a ordem com maior número de espécies entre os animais.

"São quase 500 mil espécies de besouros descritas, e o número pode ser bem maior, já que falta muito a se aprender sobre esses animais", explica.

Outro membro dessa ordem, e que aparece na foto ali em cima, tem um nome popular bem engraçado, e que talvez só porque essa aqui é uma reportagem séria de jornal sua família deixe você falar um palavrão: ele se chama rola-bosta.

Você já deve ter visto um desses em um documentário ou desenho, eles estão sempre empurrando uma bolinha por aí. Pois essa bolinha é feita de cocô.

Lembra que eu falei lá no começo que você ia mudar sua visão a respeito do assunto deste texto? E agora eu venho e escrevo sobre besouros que empurram cocô com as próprias patas? Não parece muito promissora essa aposta.

Mas calma. Leia a história dos rola-bosta e veja se não acha bonitinha: as bolinhas são o lugar onde eles vão colocar seus ovinhos e, quando eles eclodirem e deles saírem suas larvas, elas poderão se alimentar do material fermentado da bolinha.

Besouro Chalcasoma atlas, em Toronto, Canadá - Pedro H. Bernardo/Folhapress

Paulo e Vincenzo explicam que os rola-bosta precisam empurrar a bolinha para o mais longe possível, senão aparecem competidores para roubá-las deles. No caminho, os besouros formam um parzinho com outro rola-bosta, e, juntos, fazem um ninho para poder ter e cuidar dos seus bebês.

Ou seja: a bolinha de bosta —ops, de cocô— serve de alimento e de berçário. Fofo, admita. "Eles são atraídos pelo cheiro e pelo calor que os montes de esterco produzem, tiram dali as bolinhas, e juntam o máximo possível para garantir a nutrição das larvas", continua Vincenzo.

E não serve qualquer cocô não, antes que você comece a ter ideias mirabolantes. "Eles utilizam preferencialmente fezes de herbívoros, ou seja, de animais que só comem plantas. Elas têm que estar úmidas e ser fezes de uma a quatro semanas. Depois que as fezes secam, eles não utilizam mais", ensina Paulo.

Este tipo de besouro pode botar de cinco a 20 ovos por ano. Podem ser pretos e ter tons metálicos em azul, verde ou até laranja. As fêmeas tendem a ser maiores, e alguns machos têm uns chifres na ponta do focinho.

Ah, e sabe quando ele se enrosca no cabelo da gente e todo mundo entra em pânico? É um acidente, diz Vincenzo. "Eles acabam enroscando as perninhas nos fios, é um pequeno acidente de percurso", completa Paulo.

Agora diga: os besouros são ou não são bichinhos muito fofos? Pois acho que ganhei nossa aposta.

DEIXA QUE EU LEIO SOZINHO

Ofereça este texto para uma criança praticar a leitura autônoma

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.