Descrição de chapéu Deixa que eu leio sozinho

Letra de 'Parabéns a Você' faz 80 anos e vira livro policial em homenagem à autora

Marcelo Duarte, do 'Guia dos Curiosos', conta a história de Bertha Celeste

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Todos os dias, cerca de seiscentas mil pessoas fazem aniversário no Brasil —e, para boa parte delas, é possível que alguém cante um "Parabéns a Você" em comemoração. Isso faz dessa a música mais executada no país, deixando para trás canções de grandes artistas famosos.

A autora da letra de "Parabéns a Você" foi Bertha Celeste Homem de Mello. Ela nasceu em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, em 1902, e morreu em 1999.

Quando tinha 39 anos de idade, Bertha participou de um concurso que escolheria uma versão em português dos versos de "Happy Birthday to You". Ao todo, 5.000 pessoas enviaram sugestões, e Bertha foi a grande vencedora.

Com vontade de contar mais sobre a história desta quase desconhecida autora e da popularíssima letra, o escritor Marcelo Duarte, autor de livros como "O Guia dos Curiosos", decidiu que seria muito pouco falar só do que muitas reportagens de jornal como esta aqui já tinham falado —era preciso ir além.

Parabéns a Você
Ilustração de Evandro Marenda para o livro 'Parabéns a Você', de Marcelo Duarte - Divulgação

Sendo assim, ele criou uma trama de suspense de ficção em que Bertha —representada por belas ilustrações em preto e branco com um clima ‘noir’, que é como se chamava o estilo dos filmes policiais de antigamente— tem seus versos roubados.

Um fã de literatura chamada Clarice começa a investigar o caso, e tenta descobrir quem é o ladrão que, mesmo diante de Bertha usando joias e com uma bolsa pendurada no ombro, só quis mesmo levar embora o envelope em que ela guardara seus versos da canção do concurso.

Para ajudar a criar o cenário da história, Marcelo viajou a Pindamonhangaba, onde pesquisou jornais antigos e anotou nomes de estabelecimentos, pessoas e ruas. "Coloquei até os filmes que o cinema da cidade estava exibindo naquele momento", lembra o autor.

A ideia do livro ficou guardada por anos na gaveta de Marcelo, foi atrapalhada pela pandemia, e agora finalmente é lançada —justamente quando "Parabéns a Você", a letra, completa 80 anos de idade. Parabéns a todos!

Parabéns a Você

  • Preço R$ 39,90 (104 páginas)
  • Autor Marcelo Duarte e Evandro Marenda
  • Editora Panda Books

DEIXA QUE EU LEIO SOZINHO

Ofereça este texto para uma criança praticar a leitura autônoma

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.