Veja 15 curiosidades sobre o Homem-Aranha

Você sabe, por exemplo, quantos quilos o herói consegue levantar?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

"Homem-Aranha: Sem Volta para Casa" ainda enche salas de cinema no Brasil e no mundo. O filme continua de onde parou a história anterior ("Longe de Casa", de 2019), quando o jornalista J. Jonah Jameson revela para o mundo a identidade do herói aracnídeo. E com todo mundo sabendo que ele é Peter Parker, ele não tem mais sossego, nem em casa, nem na escola, nem com a namorada, MJ.

Assim, Parker vai pedir ajuda para o Doutor Estranho, aquele herói que lutou ao lado dele contra Thanos no último filme dos Vingadores, lembra? Ele quer que o amigo faça um feitiço e apague da memória de todo mundo (com algumas exceções) que Peter é o Homem-Aranha.

Cena do filme 'Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa' - Divulgação

No entanto, algo dá errado, abrindo a porta para vários universos paralelos e trazendo vilões —e outros Homem-Aranha.

E, assim como nos quadrinhos, cada Homem-Aranha tem suas diferenças. Você sabe, por exemplo, quantos quilos o herói consegue levantar? Ou qual o grupo de heróis que ele já quis entrar nos quadrinhos (e não eram os Vingadores)? Confira abaixo essas e outras curiosidades.

  1. É capaz do seu avô já ter lido um gibi do Homem-Aranha muito antes de ele surgir na sua frente nas telas do cinema. A primeira aparição do herói foi em "Amazing Fantasy" #15 ("Fantasia Incrível’’), em 1962.
  2. Você tem ideia de quantos quilos o Homem-Aranha consegue levantar? Segundo os quadrinhos, o herói aracnídeo aguenta até 10 toneladas, ou 10 mil quilos.
  3. Para se preparar melhor para encarnar o adolescente nerd Peter Parker, o ator Tom Holland passou alguns dias frequentando as aulas do ensino médio de uma escola de Nova York. Como ele ainda não era tããooo famoso, ninguém percebeu —ele usou um nome falso também.
  4. Na animação "Homem-Aranha no Aranhaverso", que vai ter uma continuação neste ano, o herói ganha a pele do adolescente Miles Morales. Ao contrário de Peter Parker, sempre criado pelos tios, Morales mora com o pai, um policial, e com a mãe.
  5. Em "De Volta ao Lar" (2017), o Homem-Aranha, que é um adolescente, não dá nenhum soco. Usa apenas suas teias para atacar ou se defender dos vilões.
  6. Tom Holland, o atual Peter Parker, é inglês e sempre foi muito fã da HQ do Homem-Aranha. Mas o que muita gente não sabe é que ele morre de medo de aranhas.
  7. Ned, o amigo do Peter Parker nos novos filmes, é interpretado por Jacob Batalon. O ator, que nasceu no Havaí, perdeu incríveis 46 kg para o papel.
  8. J. Jonah Jameson (o ator J.K. Simmons) é um jornalista sensacionalista que sempre perseguiu o Homem-Aranha. No primeiro filme, de 2002, ele era dono do jornal impresso Clarim Diário; nos últimos longas, o Clarim virou um site de notícias para ficar mais moderninho.
  9. MJ é o grande amor de Peter Parker. E não é que na vida real o ator Tom Holland começou a namorar a MJ? Quer dizer, a atriz Zendaya? O romance foi confirmado durante a pandemia.
  10. Tom Holland adora fazer piada com os amigos. Durante as gravações de "Sem Volta para Casa", que foram feitas durante a pandemia, o ator trocava a embalagem do álcool em gel para as mãos por um lubrificante, para enganar os colegas da equipe.
  11. Quando Peter e MJ estão conversando no telhado da escola, é possível ver o nome "Ditko" em um grafite. É uma homenagem a Steve Ditko, cocriador do herói ao lado de Stan Lee.
  12. Tobey Maguire foi o primeiro Homem-Aranha de carne e osso no cinema. Mas ele tem uma característica única se comparado aos outros dois que vieram depois: solta uma teia orgânica que sai do seu pulso. Os outros Aranha produzem a teia em laboratório.
  13. A edição número 583 de "O Espetacular Homem-Aranha" foi durante algum tempo a mais vendida do século 21. Ela trazia o encontro entre o herói e o ex-presidente dos EUA Barack Obama.
  14. Bem no início dos quadrinhos, lá nos anos 1960, o Homem-Aranha queria entrar para um grupo de heróis em vez de lutar sozinho contra o crime, e tentou se unir ao Quarteto Fantástico. Não deu certo, mas ele ficou amigo do Tocha Humana.
  15. Todos sabem que Peter Parker foi criado pelo tio Ben e a tia May, pois seus pais morreram quando ele era pequeno. Mas uma antiga HQ revelou que seus pais eram agentes da S.H.I.E.L.D, e morreram em ação.

DEIXA QUE EU LEIO SOZINHO

Ofereça este texto para uma criança praticar a leitura autônoma

Erramos: o texto foi alterado

Ao contrário do publicado anteriormente, a nova MJ dos cinemas se chama Michelle Jones. Mary Jane era a MJ dos primeiros filmes com o herói. O texto acima já está corrigido.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.