Descrição de chapéu Todo mundo lê junto Páscoa

Saiba como são feitos os ovos de Páscoa em uma grande fábrica

Veja o passo a passo desde a árvore de cacau até a hora em que o brinquedo entra na embalagem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

​Somos tão acostumados com aquela imagem linda dos ovos de Páscoa pendurados juntinhos na loja que nem pensamos como eles vão parar lá. Claro que dá para imaginar que todos viajam de caminhão da fábrica, depois de ser produzidos e embalados, mas como será que eles "nascem"?

Chocolate é despejado nos moldes de ovos na fábrica da Arcor - Divulgação

Antes de contar tudo sobre esse processo, aqui vai uma curiosidade: o chocolate foi inventado por alguém que, assim como boa parte das crianças, gostava de alimentos bem docinhos.

Tudo começou com o cacau, que era consumido pelos índios da América Central. Eles transformavam os frutos em uma bebida que dava muita energia sempre que precisavam sair para caçar.

Quando os colonizadores invadiram o lugar onde estes índios moravam, conheceram a tal bebida e levaram para a Espanha, onde só os nobres tinham acesso a ela. Na época, o açúcar também tinha sido descoberto —e os espanhóis começaram a adoçar tudo que viam pela frente.

A bebida de cacau ganhou colheradas e colheradas de açúcar, até o ponto em que deixou de ser um líquido e virou um creme. Surgia, assim, o primeiro chocolate sólido do mundo. Um século depois, um suíço adicionou leite a essa mistura, e o resto é história.

Quem conta esses detalhes é Fabiano Mazza, mestre chocolateiro há 26 anos. É ele quem também vai explicar como acontece o "nascimento" dos ovos de Páscoa.

"Normalmente quem cultiva o cacau são pequenos produtores. Não existe equipamento para colher os frutos, então eles colhem manualmente", diz Fabiano, que trabalha na Arcor.

Ainda na floresta, as cascas dos cacaus são cortadas e de lá de dentro são retiradas a polpa e a semente —a casca vira adubo, e as sementes são colocadas sobre folhas de bananeira, no chão mesmo, para passar pela fermentação.

Depois de fermentar, as sementes vão para a secagem, até ficar com apenas 5% de umidade. "Essas amêndoas secas do cacau são então colocadas em sacos e vendidas para grandes indústrias, que vão processar o cacau", fala Fabiano.

Nas fábricas, as sementes são descascadas, limpas, torradas e moídas, dando origem à massa de cacau. "Dessa massa de cacau os fabricantes conseguem tirar dois subprodutos: a gordura, conhecida como manteiga de cacau, o e pó de cacau, que vai para biscoitos e achocolatados, por exemplo."

Nos ovos ao leite, vão massa de cacau, leite e açúcar. Nos ovos brancos, vão manteiga de cacau, açúcar e leite. Os ingredientes são todos misturados, passam pelo refino, para que o açúcar se quebre em partículas bem pequenas e não seja sentido na boca, e chegam à concha, que é uma panela enorme onde o chocolate ganha sabor e aroma.

É a hora da temperagem, que não tem nada a ver com sal e pimenta, e sim com temperatura. O chocolate passa por um choque térmico e vai então para a moldagem, onde ganha a forma de ovo. Depois de 40 minutos na geladeira, eles estão prontos para a embalagem.

A partir daqui, acabam as máquinas e tudo acontece manualmente. Os brinquedos que vêm de brinde são feitos em outro lugar, e chegam prontos para ser colocados dentro dos ovos. Por fim, a embalagem é fechada, e uma fita e uma etiqueta selam tudo.

Este passo a passo é muito parecido em todas as grandes fábricas, mas há diferenças quando se trata de chocolates artesanais ou dos chamados "bean to bar", quando o chocolateiro faz todo o processo, dos grãos à barra —ou aos ovos.

Gislaine Gallette, da Gallette Chocolates, explica que não trabalha com massa de cacau na sua fábrica, e que por isso seus ovos têm o sabor do cacau mais perceptível. Eles não vêm com brinquedos dentro, mas Gislaine acha eles podem muito bem participar de uma divertida caça aos ovos no domingo de Páscoa.


Os 13 passos da árvore à fábrica

1) COLHEITA

O cacau é colhido das árvores. Estes frutos só nascem próximos à linha do Equador, lá no meio das florestas. Os produtores colhem manualmente, cacau por cacau.

2) FERMENTAÇÃO

A casca do cacau é aberta. São retiradas de dentro dele e a polpa as sementes, que são colocadas para fermentar, geralmente sobre folhas de bananeira no chão mesmo.

3) SECAGEM

Depois de cerca de uma semana fermentando, as sementes vão para o sol secar até ficar com no máximo 5% de umidade.

4) TRANSPORTE

Os produtores vendem as sementes secas para as indústrias, e elas viajam de caminhão até lá.

5) SEPARAÇÃO

Na fábrica, as sementes são descascadas, limpas, torradas e moídas. Elas viram a massa de cacau, que é a primeira matéria-prima dos ovos de Páscoa.

6) FORMULAÇÃO

A massa de cacau é misturada a outros ingredientes. Todo o processo é automático: os líquidos vêm quentes por um tubo, e os pós vêm soprados por outro tubo, como se fosse um canudinho gigante.

7) REFINO

É hora de deixar o açúcar bem fininho, para que ele não seja sentido na boca. Aqui, ele é moído mecanicamente até virar partículas bem pequenininhas.

8) CONCHA

A concha é como uma grande panela onde cabem 6 toneladas de chocolate. Nela, o chocolate vai ganhar o cheiro e o sabor que conhecemos.

9) TEMPERAGEM

O chocolate é esfriado lentamente para poder ir para os moldes.

10) MOLDAGEM

O chocolate é colocado dentro de moldes. No caso dos ovos de Páscoa, eles vão ficar naquele formato que todo mundo adora.

11) PLANETÁRIO

Em uma sala fria, os ovos ficam pendurados em são colocados para girar. A ideia é que o chocolate se espalhe de maneira uniforme no molde e fique oco no meio.

12) GELADEIRA

Os ovos ficam lá por 40 minutos, paradinhos.

13) EMBALAGEM

A partir daqui, tudo acontece manualmente. Os brinquedos são colocados um a um dentro dos ovos. Os ovos, então, são embalados, uma fita fecha tudo, e uma etiqueta com as informações dele é colada por cima da fita.

TODO MUNDO LÊ JUNTO

Texto com este selo é indicado para ser lido por responsáveis e educadores com a criança

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.