Descrição de chapéu Deixa que eu leio sozinho

Dor de crescimento é 'verdadeiro mistério', diz médica

Queixa não tem causa específica e pode durar até os 12 anos da criança

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Quando a gente é criança pode experimentar às vezes a chamada "dor de crescimento". Acontece mais à noite, quando deitamos para dormir, e pode aparecer inclusive no meio da madrugada. Tem quem acorde de tanta dor.

Dá nas pernas, sem um ponto específico. Dá nos braços. E, quando os adultos aparecem no quarto para tentar ajudar, examinam aqui, examinam ali, mas ninguém consegue achar a origem do problema —afinal, não tem vermelho, não tem roxo, não tem inchaço, não tem nada!

Pois esta é a tal da "dor de crescimento". "Ninguém ainda sabe o motivo pelo qual ela acontece, é um verdadeiro mistério", conta a médica ortopedista Natasha Vogel, especialista em crianças no Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo.

Fita métrica com estampa de zebra - Eduardo Knapp/Folhapress

"Tem muitos anos que tentam descobrir o motivo da existência dessa dor, desde 1823. Ela aparece principalmente na frente das coxas, atrás dos joelhos ou na batata da perna. Pode ser dos dois lados ou de um só e só chega no final do dia ou à noite."

A doutora Natasha explica que a "dor de crescimento" só acontece nas crianças, e pode surgir entre os dois e os 12 anos de idade. "E, mesmo que ela tenha sentido muita dor à noite, quando ela acorda, parece que nada aconteceu", completa.

Nenhum exame é capaz de descobrir a "dor de crescimento" —ela não aparece em exames físicos, em raios X ou em exames de sangue. E não tem remédio que consiga eliminá-la. Daí a gente se pergunta: "Será que só resta ficar aqui sofrendo?".

"A mamãe e o papai podem fazer massagens e compressas quentes. Mas, se a dor continuar, piorar, ou se tiver qualquer outra coisa como mancar, febre, inchaço, vermelhidão ou roxo, é interessante retornar ao médico", recomenda a doutora Natasha.

Mas, calma, que tem uma parte boa nisso tudo: quando a gente fica grande, igual a um adulto, a dor some e tudo fica bem.

DEIXA QUE EU LEIO SOZINHO

Ofereça este texto para uma criança praticar a leitura autônoma

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.