Descrição de chapéu Deixa que eu leio sozinho

Peça inspirada em texto de Jorge Amado estreia no Parque Augusta

'O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá' fala sobre amor impossível entre dois animais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A partir deste fim de semana, a Cia. Novelo de teatro vai encenar uma peça em pleno Parque Augusta. É a adaptação de um livro chamado "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá", escrito em 1948 pelo baiano Jorge Amado.

A história nasceu como um presente de aniversário do escritor para seu filho João Jorge, que estava completando um ano. E ela só foi virar livro mesmo, publicado, em 1976. Agora, vira peça de teatro com a Cia Novelo.

"O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá" é uma fábula sobre o amor impossível entre um gato e uma andorinha. Os dois vivem no mesmo parque e, lá, todos veem o Gato Malhado como alguém mau —exceto a Andorinha Sinhá, que não tem medo nenhum do gato.

Cia Novelo encena a peça 'O Gato Malhado e a Andorinha' a partir deste sábado (28) - José de Holanda/Divulgação

A diretora Maristela Chelala, conta um pouco mais da peça na entrevista abaixo.

A peça fala de uma andorinha e um gato e eles talvez namorarem. A gente sempre ouve dizer que gatos comem passarinhos. Será que isso não vai acontecer dessa vez?

A peça fala um pouco de como as coisas podem ser diferentes do que a gente sempre ouviu dizer. Os bichos podem ser diferentes do que falam por aí e até a gente mesmo pode ser bem diferente do que dizem.

O amor deles dois não é possível justamente por causa disso?

Eu acho que o Jorge Amado, que foi quem escreveu essa história, queria que a gente olhasse o amor de outras formas, sem definir o que é certo e o que é errado. E eu acho que ele conseguiu.

E como eles se sentem sabendo que sentem algo que é teoricamente impossível?

Ah, eles sofrem bastante quando percebem que as regras estão à frente do amor. Mas, na minha opinião, os sentimentos não têm nada a ver com as teorias. A gente vai lá e sente, sem pedir licença.

Você pode dar um spoiler se eles vão conseguir contornar esse problema?

Uma coisa que eu acho legal quando eu vou ao teatro é que às vezes eu me envolvo tanto com a história que eu esqueço que estou numa plateia. Se eu der um spoiler da peça, vocês não vão ter essa sensação, e eu queria muito que vocês sentissem o mesmo que eu sinto quando vou ao teatro.

Li que a peça é sobre essa história, mas é também sobre o amor no geral, e ele estar ao alcance de todo mundo. O que é o amor pra você?

Pra mim o amor é quando você gosta tanto, mas tanto mesmo de uma pessoa que quando ela voa, você fica feliz de verdade.

Você pode dizer pra gente quem são algumas das pessoas que você mais ama no mundo?

A Gabriela, minha companheira de vida e que sempre assiste todas as minhas peças, a minha tia Cleide, que tem 80 anos e uma sabedoria muito grande, e o Daniel que é um amigo, mas poderia ser um irmão.

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá

  • Quando De 28 de maio a 17 de julho, aos sábados e domingos, às 15h. No dia 19/6, a peça acontece no Parque do Carmo, às 15h.
  • Onde Parque Augusta (R. Augusta, 200, Consolação) e Parque do Carmo (Av. Afonso De Sampaio E Sousa, 951, Jardim Nossa Senhora do Carmo).
  • Preço Grátis
  • Classificação Livre
  • Autor Adaptação de texto de Jorge Amado
  • Elenco Cia Novelo
  • Direção Maristela Chelala
  • Duração 70 minutos

DEIXA QUE EU LEIO SOZINHO

Ofereça este texto para uma criança praticar a leitura autônoma

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.