Descrição de chapéu Deixa que eu leio sozinho

Anne Frank, que ficou famosa por seu diário, faria aniversário neste domingo (12)

Menina escreveu sobre como era ter de ficar escondida dos nazistas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Quando completou 13 anos, Anne Frank ganhou de presente um diário. Era para ser só mais um caderno de memórias de uma menina, como tantos outros que existem pelo mundo, mas o diário de Anne se tornou um livro conhecido em todo o mundo.

Tudo isso porque Anne Frank viveu durante a Segunda Guerra Mundial, quando os nazistas perseguiram e mataram muitos judeus —Anne, sua irmã Margot e seus pais eram de uma família judia da cidade alemã de Frankfurt.

Foto de Anne Frank aos 13 anos, em 1941, que fez parte da exposição itinerante organizada pela Fundação Anne Frank, da Holanda, pelos 50 anos de sua morte - Divulgação

E, no seu diário, Anne escreveu sobre como era ter de ficar escondida, para se proteger, e também relatava o que sentia e pensava sobre a vida.

Neste domingo, 12 de junho, se celebra o nascimento de Anne Frank, que completaria 93 anos se estivesse viva. Ela e sua família se mudaram para a Holanda logo que a situação em seu país ficou complicada, com o ódio de Adolf Hitler aos judeus.

Lá, na capital Amsterdam, existe hoje em dia um museu interessante que conta tudo sobre a vida da menina e os anos que ela passou com os pais e Margot no anexo, como era chamado o esconderijo deles.

DEIXA QUE EU LEIO SOZINHO

Ofereça este texto para uma criança praticar a leitura autônoma

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.