Escritora explica por que é legal ter um diário durante as férias

Diários guardam tudo que não se quer esquecer, ensina Penélope Martins

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Querido diário, hoje eu li uma matéria no jornal que falava sobre como pode ser legal escrever um diário durante as férias que estão chegando. A escritora Penélope Martins, que também é narradora de histórias, explicava o que é um diário, se a gente pode escrever tudo nele, até mesmo os nossos segredos.

E olha que curioso: ela disse que em um diário não precisa ter só texto, não. A Penélope explicou que o dono do diário pode guardar objetos dentro dele, tipo o papel de um chocolate que ele comeu, gostou, e quer lembrar para sempre.

Caderno com um coração desenhado
Diários podem ter textos, desenhos, rabiscos e até embalagem de chocolate - Cromaconceptovisual/Pixabay

A entrevista com a Penélope, que já escreveu vários livros e está lançando "Uma Boneca para Menitinha" (editora Caixote), dizia o seguinte:

O que é um diário?

Diário é aquele lugar só seu de guardar escritos, desenhos, rabiscos, papel de chocolate, lista de livros, ponta de lápis, ingresso de cinema... coisas superimportantes e até as bobeiras preferidas. Mas, não se engane pelo nome, tem diário que passa a semana sem nenhuma noticiazinha da dona pessoa.

Qual a diferença de um diário para um texto "normal"?

Tem texto sobre todo tipo de coisa: entrevista, biografia, mensagem para explicar por que foi mal na prova de matemática e até aquela tradicional redação sobre as férias (quem nunca passou por isso, né?). Diário é diferente porque você escreve o que quer, o que acha importante, o que passou e o que você vive hoje e não quer esquecer no futuro.

E se der vergonha de escrever sobre a gente mesmo?

A gente tem vergonha de um monte de coisa da gente, tem vez que vive se botando defeito... Então, escreve sobre isso, solta esse nó de dentro de você! Escrever é uma forma de desenhar os sentimentos. Garanto que tem coisa que parece um elefante de problema, mas, depois que a gente põe nome e forma, vê que não passa de um percevejo!

É para contar tudo, tudo mesmo, até os segredos?

Diário é seu? Conta o que quiser, o que for necessário para você. A regra é uma só: você manda.

E se alguém ler?

Se alguém pegar esse diário e vir com gracinha dizendo que leu, olhe bem nos olhos da pessoa e pergunte: encontrou aí dentro a palavra "respeito"? Depois, vá tomar um chá de camomila ou um sorvete para acalmar, e deixe pra lá o sem noção.

Tem um tamanho "certo"? Precisa ser em um caderno especial?

Diário pode ser feito de todo jeito, até caixa de sapato serve. Pense numa forma ideal para guardar as memórias que você quer. E lembre-se de colocar data nos seus escritos, porque isso será lido por você muitos anos depois, inclusive para tentar compreender novos confusos sentimentos da vida adulta (tem vez que é osso, mas já aviso que passa, tudo, tudinho mesmo). Você imagina a força de um diário?

DEIXA QUE EU LEIO SOZINHO

Ofereça este texto para uma criança praticar a leitura autônoma

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.