Descrição de chapéu Todo mundo lê junto

'Pluft' e 'DC - Liga dos Superpets' são boa pedida para fim das férias

Cinemas também têm 'Lightyear' e 'Minions 2', e em breve recebem a estreia de 'Além da Lenda'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nicolas Cruz em cena de 'Pluft, o Fantasminha'

Nicolas Cruz em cena do filme 'Pluft, o Fantasminha' Divulgação

São Paulo

Quem é o melhor amigo do homem? Essa é fácil, o cachorro. E quem é o melhor amigo do Super-Homem? Dica: não é o Batman. Pois todo mundo saberá essa resposta e muito mais com a estreia da animação "DC - Liga dos Superpets", novidade da semana nos cinemas.

Na história clássica do Super-Homem, ele é enviado à Terra pelos pais quando ainda é um bebê, porque seu planeta de origem estava sendo destruído. O que a gente não sabia é que ele não veio só —pelo menos nesta animação. Seu cãozinho Krypto também entrou na espaçonave.

cena de filme de animação
Cena do filme de animação 'DC - Liga dos SuperPets' - Divulgação

Ao longo dos anos, o supercão (que tem os mesmos poderes do seu dono) se tornou uma espécie de membro honorário da Liga da Justiça, formada por Batman, Mulher-Maravilha, Flash, Lanterna Verde, Aquaman e Ciborgue.


No entanto, todos os heróis foram sequestrados pela diabólica porquinha-da-Índia Lulu, que teve contato com um pedaço de kriptonita laranja e ganhou poderes. Já Krypto perdeu os seus depois de comer um pedaço de queijo com kryptonita verde (a mesma fraqueza do Super-Homem).


Agora, Krypto reúne uma equipe de pets que também ganharam poderes para enfrentar Lulu e libertar a Liga da Justiça, entre eles o cão Ace, a porquinha PB (fã da Mulher-Maravilha) e o esquilo Chip.

"Atenção no esquilo, é o mais legal", brinca o humorista Marco Luque, que empresta sua voz para o bichinho que ganha o poder de lançar raios pelas mãos, mas ainda não consegue usá-lo direito.

Luque é o nome mais famoso de um elenco de dubladores mais experientes. E ele sabe direitinho qual seria a vantagem se tivesse o mesmo poder do esquilo Chip: "Nunca mais ficaria sem bateria".


"Superpets" foi dirigido por Jared Stern, que é bem familiarizado com as animações inspiradas no universo da DC —ele foi um dos roteiristas de "Lego Batman - O Filme".

E, se você acha que já ouviu o nome de Krypto antes, é porque talvez já tenha ouvido mesmo. O personagem já estrelou a série animada "Krypto, o Supercão", que teve duas temporadas exibidas nos canais Cartoon Network e SBT, e que agora está disponível no streaming da HBO Max, o canal da turma da DC.

‘Pluft’ chega em 3D pensado para crianças


Além de "Superpets", também dá para aproveitar o finalzinho das férias para ver outro filme, "Pluft, o Fantasminha". Aqui, o nosso herói não tem nenhum poder, a não ser o de ficar transparente ou invisível.

O problema é que Pluft, interpretado por Nicolas Cruz, é um fantasma que tem medo de gente —sim, o filme é feito com atores de verdade.

Nicolas Cruz em cena de 'Pluft, o Fantasminha'
Nicolas Cruz e Lola Belli em cena do filme infantil 'Pluft, o Fantasminha', que conta a história de um fantasma com medo de gente - Divulgação

A história mostra a amizade do fantasminha medroso com a jovem Mirabel (Lola Belli). Ela é sequestrada pelo pirata Perna de Pau (Juliano Cazarré), que quer usar a garota para encontrar um tesouro.

Enquanto espera pela ajuda de um trio de marinheiros atrapalhados, a menina conhece Pluft e sua família, que habitam a mesma casa.


Com cópias em 3D, o filme, que deveria estrear em 2020, precisou esperar pacientemente pelo fim da pandemia. "Como é uma obra atemporal, não tinha a urgência do aqui e agora, apesar de eu achar que a mensagem de crescimento tem muito a ver com o mundo de hoje", diz a diretora Rosane Svartman.

"E as salas com 3D foram as últimas a reabrirem, justamente por causa do uso dos óculos", lembra.
A diretora ressalta o cuidado na utilização da tecnologia em três dimensões na trama. "O filme tem essa proposta de imersão. É importante dizer que foi um 3D estudado para as crianças, é um 3D muito mais para ‘Mogli’ [o filme com atores de 2016] do que para as aventuras do universo Marvel."

A história de "Pluft, o Fantasminha" foi criada há muito tempo, em 1955, como uma peça de teatro, pela escritora e dramaturga Maria Clara Machado (1921-2001), fundadora também da tradicional escola de teatro O Tablado, no Rio de Janeiro.

Hoje, a diretora artística Cacá Mourthé, sobrinha de Maria Clara, cuida tanto da escola quanto do acervo da tia.


Apesar de várias montagens nos palcos, "Pluft" só teve uma versão anterior nos cinemas, em 1962. Cacá já tinha recebido várias propostas para uma nova adaptação. "Uma vez quiseram fazer uma animação, achei a ideia boa, mas não levaram o projeto adiante", afirma.

"Quando a Rosane Svartman me procurou, falei da minha repugnância de ver o Pluft apenas como um menino vestido de branco, com mãos e pernas de gente. Para mim, o Pluft é desse mundo e ao mesmo tempo não é. Esse é o cuidado que teria que ter", lembra.


Após falar com Cacá, a diretora ficou pensando em como levar a magia do personagem do teatro para o cinema, e encontrou a solução: filmar os fantasmas debaixo d’água. "Quando a gente está nadando, a gente se sente um pouco voando, um pouco fantasma, leve no meio da água", fala.


FILMES INFANTIS EM CARTAZ

"Lightyear"
Aqui o "brinquedo" Buzz Lightyear, parceiro de Woody em "Toy Story", é um astronauta de verdade e parte em uma aventura de outro planeta.

"Minions 2 - A Origem de Gru"
Antes de se tornar o "malvado favorito", Gru, ainda criança, tenta entrar em uma liga de malfeitores nos anos 1970, sempre cercado de minions (a trilha dos anos 70 vai fazer muito pai sair cantarolando)

"Pluft, o Fantasminha"
Neste filme nacional, um fantasminha com medo de gente fica amigo de uma menina que foi sequestrada por um temido pirata. O longa, com atores de verdade, está em cartaz em cópias 2D e 3D.

"DC - Liga dos Superpets"
Estreia desta semana, a animação traz Krypto, o cachorro do Super-Homem, reunindo uma equipe de pets para salvar os heróis da Liga da Justiça, que foram sequestrados por uma porquinha-da-Índia.

E VEM AÍ


"Além da Lenda - O Filme" (4 de agosto)
A série de animação brasileira ganha uma versão para tela grande com os mesmos personagens. Eles precisam proteger o livro das lendas do Brasil, ameaçado por seres que aparecem no Halloween, também Dia do Saci.

"O Lendário Cão Guerreiro" (25 de agosto)
Um cachorro que sonha em ser um samurai pede ajuda para um mestre gato para que seja seu mentor. Ao mesmo tempo, um vilão felino pretende acabar com a cidade em que vivem.


TODO MUNDO LÊ JUNTO

Texto com este selo é indicado para ser lido por responsáveis e educadores com a criança

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.