Descrição de chapéu Todo mundo lê junto

'Com diálogo e respeito às ideias diferentes, vamos juntos salvar o Brasil', diz Lula

Candidato responde a perguntas de crianças e fala sobre geração de empregos e valorização de salários

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em uma série especial de reportagens, a Folhinha convidou os quatro candidatos à Presidência mais bem colocados nas pesquisas de intenção de voto a responder a perguntas feitas por crianças —todos eles receberam questões idênticas.

A senadora Simone Tebet teve suas respostas publicadas no dia 3, seguida pelo candidato Ciro Gomes, com entrevista divulgada na edição de 10 de setembro.

Neste sábado (17), o entrevistado é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Candidatos - Funko Lula
Luciano Veronezi/Folhapress

Por que você quer ser chefe de todo mundo? (Olivia Mantovani Suzuki, 5 anos)

Eu não quero ser chefe de todo mundo. Eu quero trabalhar para todo mundo. Quando eu tinha a sua idade, vivia em um lugar muito pobre e com muitas dificuldades. Eu quero trabalhar para que todas as crianças do Brasil possam ter uma boa infância, possam estudar, e seus pais terem uma vida feliz e em paz.

Com quantos anos você decidiu ser político e por quê? (Alice Alfano Sette, 9 anos)

Quando era jovem não gostava de política. Eu comecei representando os trabalhadores na fábrica onde eu trabalhava. A gente lutava por melhores condições de vida, um salário melhor para nossas famílias. Mas, para conseguirmos isso, tivemos que entrar na política, lutar por mais direitos, por democracia, por saúde pública. Isso tudo acabou me levando para a política.

Como é ser candidato a presidente? (Vicente Nunes, 6 anos)

Já fui candidato a presidente muitas vezes. É viajar o Brasil, ouvir as pessoas, conversar sobre soluções para os desafios do país. É muito trabalho, e um trabalho que tem que ser feito com o coração, com sentimento, com vontade de fazer o bem.

Como você vai salvar o Brasil? (Tom Borges Gorski 7 anos)

Vamos todos salvar o Brasil juntos, com bastante diálogo, com respeito às ideias diferentes das nossas, e com muito trabalho. É uma obrigação de nós, adultos, melhorarmos o país para vocês.

Como vocês candidatos fazem para saber o que é verdade e o que é mentira na fala dos outros candidatos? (Francisco Cecilio Pinhatti, 13 anos)

Você tem que olhar bem nos olhos da pessoa para saber se ela está mentindo ou não. Quem mente não tem coragem de olhar nos olhos dos outros. E essa pessoa acaba se enrolando nas suas mentiras. A mentira não vale a pena.

Como você vai fazer para ter mais do que opiniões? (Francisco Justiniano Pellim, 9 anos)

Eu já fui presidente, então eu sei o que a gente pode e o que não pode fazer. Mais do que opinião, eu tenho experiência. Então, eu tenho certeza de que podemos fazer muito para melhorar nosso país

Como você vai fazer para dar dinheiro para as crianças no farol? (Franco Grejanin, 6 anos)

Oi, Franco. Você é muito novo, mas houve um tempo em que a gente não via mais no Brasil crianças pedindo dinheiro no farol. Fizemos isso ajudando os pais delas com geração de empregos, e valorizando os salários de quem trabalha. Também fizemos programas de construção de casas para as pessoas. Assim, a gente vai trabalhar para que todas as crianças do Brasil possam ter uma casa, comida, brincar e estudar.

Como você vai fazer para diminuir o preço da gasolina? (Izabel Larcher Franco, 12 anos)

Embora a maior parte da gasolina seja produzida no Brasil, com custos em reais, os preços dela estão seguindo os valores do exterior, em dólar. Vamos abrasileirar os preços da gasolina.

TODO MUNDO LÊ JUNTO

Texto com este selo é indicado para ser lido por responsáveis e educadores com a criança

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.