Descrição de chapéu Todo mundo lê junto

No Dia do Professor, saiba o que eles gostariam de ganhar de presente

Folhinha ouviu profissionais sobre seus desejos para a data

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Folhinha conversou com alguns professores de São Paulo para saber o que eles gostariam de ganhar de presente neste Dia do Professor, celebrado este sábado (15). Veja as respostas abaixo.

Professora Elis Coelho - Divulgação

"Paulo Freire disse que os professores se eternizam em cada ser que educam. Por isso, o presente que eu gostaria de ganhar de Dia das Professoras é que todas as crianças pudessem ser atravessadas por boas práticas educativas. Que, a partir das nossas escolhas enquanto educadoras, elas compreendessem a potência das palavras, a importância das relações, a sutileza na comunicação e a preciosidade da afetividade."

Lara Sabbatini, professora polivalente do 3º ano na Escola Mais

"O que eu gostaria nesse Dia dos Professores é que os direitos das crianças fossem verdadeiramente respeitados, e não apenas tidos como algo distante ou utópico. Nós, professores, precisamos lutar para que esses direitos sejam garantidos."

Jéssyka Alves da Silva, professora de inglês do 1º ao 5º ano na Escola Mais

"Desde criança tenho uma relação intensa com a educação. A minha mãe é professora e eu tive a oportunidade de acompanhar desde a primeira infância o poder de transformação da educação. Por esse e por outros motivos, gostaria de ganhar no Dia dos Professores o seguinte presente: uma transformação no cenário educacional do nosso país.

Que os jovens em vulnerabilidade social pudessem ter acesso a uma educação de qualidade e, com isso, transformarem as suas vidas e de todos aqueles que os cercam. Que a educação, em todos os âmbitos sociais, fosse pautada no reconhecimento e na valorização dos docentes, com incentivos, remuneração justa e, acima de tudo, respeito a essa tão nobre profissão."

Henrique Dias, 33 anos, professor de formação humana e geografia do Ensino Fundamental 2 e Médio no Brazilian International School (Colégio BIS)

"Imagine só? Se, em um passe de mágica, eu pudesse pedir para uma força do universo, ou mesmo a uma fada madrinha, qualquer coisa... Então, de Dia dos Professores, eu certamente pediria para que todos os lugares do planeta pudessem ser habitados por mais árvores. Imagina, algumas com galhos de diferentes grossuras para que adultos e crianças pudessem escalar, pendurar-se, balançar ou mesmo para recostar-se em meio às sombras de sua copa e descansar.

Ainda teriam as minhas favoritas, as frutíferas, que, de tão perfumadas e instigantes, atrairiam curiosos e amantes de frutas para fazer um lanchinho pelo meio do caminho. Amoreiras, pitangueiras, jabuticabeiras, mexeriqueiras e romanzeiras: seria o ponto de encontro de passarinhos e pessoas que, juntas, provariam cada novo sabor. Espero que possamos um dia ver nossas cidades assim, com árvores aos montes."

Elis Coelho, professora de Educação Infantil na Escola da Vila

"O meu maior desejo para o Dia dos Professores é que todas as crianças possam viver suas infâncias plenamente. Que elas tenham seus direitos assegurados, que sejam ouvidas, respeitadas, amadas e protegidas, verdadeiramente. Que, por meio do brincar, elas possam viver momentos repletos de beleza. Que as desigualdades e preconceitos não tirem delas a liberdade e a chance de um futuro justo. Eu quero todo dia aprender a ver o mundo com o encantamento dos meus alunos."

Day Monteiro, professora da Educação Infantil na Escola da Vila

Professora Day Monteiro - Arquivo Pessoal

"Eu gostaria de ganhar a certeza de que a semente do bem, do bom senso e do respeito vai florescer em cada aluno que caminha e caminhou pela minha trilha. Desta forma, as sensações de dever cumprido e gratidão são assim estabelecidas. Saber que fiz a diferença na vida de um aluno torna essa missão memorável e indelével."

Roberta Chamilet, professora de música

TODO MUNDO LÊ JUNTO

Texto com este selo é indicado para ser lido por responsáveis e educadores com a criança

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.