Descrição de chapéu Todo mundo lê junto Natal

Em encontro no Polo Norte, mensageiro entrega perguntas de crianças ao Papai Noel

'Tive o prazer de conhecer a figura e comprovar: ele é mesmo um amor de pessoa', diz Gregorio Duvivier

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Polo Norte

Nunca tinha feito uma viagem tão longa. O Polo Norte, como o nome indica, fica lá no alto do globo, em cima do teto da Terra. Imagina que sua cabeça é um planeta. Encosta o dedo lá no cucuruto. Ali é que fica o Polo Norte.

O que é que eu fui fazer lá no alto? Encontrar meu grande amigo NicoNico, o Lalau, também conhecido como Claus, Natal, ou Nicolau de Mira. Não conhecem? Conhecem, sim.

Ilustração de Daniel Kondo para texto de Gregorio Duvivier - Daniel Kondo

É o papai mais famoso do mundo: e olha que ele nunca teve filhos. Não pode um papai sem filho? Pode, sim. Papai é maneira de dizer, só porque ele dá presente pra todo o mundo.

Sim, estou falando dele, do Papai Noel, que na verdade não se chama Noel nem é papai —esse é só seu nome artístico. O nome dele de verdade é Nicolau de Mira, e ele é santo. Ou melhor, era santo, antes de se aposentar.

Sim, daqueles de verdade, com superpoderes de curar doenças e ressuscitar gente. Cansado de fazer milagres, foi morar no Polo Norte e hoje vive de distribuir presentes pelo mundo todo, com a ajuda das suas amigas renas.

Tive o prazer de conhecer a figura e comprovar: ele é mesmo um amor de pessoa. Dá para sentir isso pelas respostas que ele deu às cartinhas que levei comigo.

"Caro Papai Noel, minha casa não tem chaminé, por onde você vai entrar?"

Tomé, 4 anos

Ilustração de Daniel Kondo para texto de Gregorio Duvivier - Daniel Kondo

Vou te contar um segredo: odeio chaminés. Estão sempre sujas, fico todo emporcalhado. E pior: às vezes estão acesas! Já queimei algumas vezes minha bunda. Então faz muitos anos que não uso mais esse tipo de acesso.

Quem usava muito era o Lobo Mau, até que aconteceu aquele acidente com os Três Porquinhos e ele foi obrigado a se aposentar. Até hoje, não consegue se sentar, coitado.

"Caro Papai Noel, você só aparece no Natal! O que você faz no resto do ano?"

Marieta, 5 anos

Ilustração de Daniel Kondo para texto de Gregorio Duvivier - Daniel Kondo

Você não me vê no resto do ano porque estou disfarçado. Ninguém me reconhece quando tiro a barba. Em janeiro costumo dar a volta ao mundo, só de bigode. Gosto de passear por aí, e nada me deixa mais feliz do que quando vejo as crianças usando os presentes que eu dei.

Mas o que eu mais gosto mesmo é de beach tennis. Se você vir um gordinho bigodudo jogando tênis de praia em Copacabana, sou eu. Mas não conta pra ninguém. Gosto do anonimato, que é como os adultos chamam quando ninguém sabe quem você é.

"Caro Papai Noel, esse ano talvez tenha me comportado mal. Vou ganhar presente?"

Valentim, 4 anos

Ilustração de Daniel Kondo para texto de Gregorio Duvivier - Daniel Kondo

Olha, esse negócio de se comportar é subjetivo. E, quando um adulto diz que uma coisa é subjetiva, significa que ele não sabe responder direito. Mas olha: eu não ligo muito pra comportamento.

Eu ligo pra duas coisas: 1. Você tem que ter escrito uma carta, assinada, com seu nome, seu endereço certinho e um pedido explícito do que você quer. Ah, e que não seja muito caro! A crise chegou pra todo o mundo. 2. A janela da sua casa tem que estar aberta. Porque eu não atravesso parede. Ah, e você tem que dormir. Porque eu não posso encontrar gente acordada. Sou um pouco tímido. E muito, mas muito apressado.

"Caro Papai Noel, meu pai pediu pra perguntar em quem você votou"

Gaia, 7 anos

Ilustração de Daniel Kondo para texto de Gregorio Duvivier - Daniel Kondo

Querida, eu sou funcionário público, barbudo, só me visto de vermelho. Adivinha!

"Caro Papai Noel, você só dá presentes. O que você vai pedir de Natal?"

Luiza, 7 anos

Meu presente é dar presentes. Luiza, querida, não é nada fácil ser um bom velhinho. Amo meu trabalho, mas tem sempre alguém querendo me dispensar pra cortar gastos. Na dúvida, não atendo mais o telefone!

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.