'O que tinha antes do Big Bang?', pergunta criança à Folhinha

Há cientistas que cogitam repetições incontáveis de big bangs pela eternidade, ensina especialista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma grande explosão e, como resultado, o surgimento do Universo: muito prazer, este é o Big Bang, famosa teoria sobre como tudo que conhecemos teria começado.

Mas, se nos referimos a um começo, será que havia algo antes? Tipo um prólogo de um livro?

Imagem divulgada pela Nasa em 2003 representa o nascimento de uma estrela - AFP PHOTO/NASA/ESA

O jornalista de ciência Salvador Nogueira, autor de 11 livros e sócio-fundador da Associação Aeroespacial Brasileira, é quem responde à pergunta da seção Um Adulto Responde, na Folhinha.

E, se você tem alguma dúvida, seja sobre o tema que for, também pode participar. Basta enviar um email com sua pergunta para folhinha@grupofolha.com.br.

Alexandre O. P. V., 7 anos

A teoria do Big Bang explica como o Universo partiu de um início muito quente e denso, há 13,8 bilhões de anos, para chegar a seu estado atual. Mas ela nada diz sobre o que pode ter havido antes daquele momento singular que deu origem ao cosmos. Isso não impede os cientistas de especularem, claro.

Há aqueles, como o famoso físico Stephen Hawking, que sugeriram que a pergunta talvez nem faça sentido, pois o Big Bang pode ter sido a origem não só do espaço, mas também do próprio tempo. Se o tempo nasceu ali, não havia um "antes".

Outros físicos, em compensação, pensam que talvez houvesse outro Universo antes do Big Bang, e que o cosmos seja cíclico, com repetições incontáveis de big bangs pela eternidade.

O grande desafio é testar essas ideias. Há esperança de que avanços no estudo das leis da natureza ou mesmo a detecção das ondas gravitacionais geradas pelo próprio Big Bang tragam evidências do que havia —se é que havia algo— antes dele.

Mas é até mais provável que tenhamos de conviver com o mistério para sempre.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.