Descrição de chapéu Deixa que eu leio sozinho

Conheça os Irmãos Villas-Bôas, que se 'infiltraram' em expedição e mudaram pensamento sobre indígenas

Idealizadores do Parque do Xingu queriam território para que povos pudessem manter tradições

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ritual Kuarup na aldeia Yawalapít, no Parque Indígena do Xingu (MT), em homenagem ao antropólogo Darcy Ribeiro; ele foi um dos idealizadores, junto com os irmãos Villas-Bôas, do Parque do Xingu 18.ago.2012-Sergio Lima/Folhapress

São Paulo

Era uma vez três irmãos chamados Orlando, Cláudio e Leonardo. Depois de estudar bastante, ainda na juventude, os três ficaram sabendo de uma aventura que estava prestes a acontecer: uma expedição que viajaria a lugares ainda pouco populosos, e que precisava da participação de pessoas corajosas para desbravá-los.

Os irmãos, que tinham acabado de perder o pai e a mãe, decidiram se inscrever. Entraram na fila, preencheram os papéis, mas qual não foi a surpresa quando um dos chefes disse que eles não poderiam embarcar porque eram sabidos demais —ali, só poderiam participar sertanejos, que seriam mais resistentes para viver no mato.

Noel Villas Bôas
Da esq. para a dir, os irmãos Orlando, Cláudio e Leonardo Villas-Bôas - Reprodução

Pensa que eles desistiram? Nada disso. Voltaram tempos depois disfarçados, com barbas malfeitas, e conseguiram as vagas. No dia a dia, pegariam nas enxadas e trabalhariam como pedreiros.

Esses acontecimentos que parecem ficção aconteceram de verdade. Tudo se passou no Brasil de 1941, e Orlando, Cláudio e Leonardo entraram para a história como os Irmãos Villas-Bôas, três dos mais importantes sertanistas brasileiros —sertanistas foram pessoas que se especializaram em conhecer partes ainda inexploradas dos territórios.

A aventura à qual eles se juntaram se chamou Expedição Roncador-Xingu. Os irmãos passaram décadas envolvidos nela, com um trabalho que muitas vezes compreendia fazer contato com indígenas que, até então, viviam isolados da sociedade.

Emerson de Oliveira Souza, doutorando em antropologia social e indígena guarani, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), conta que os Irmãos Villas-Bôas mudaram um pensamento comum na época, ao lado de um antropólogo fundamental para a história brasileira, Darcy Ribeiro.

Antigamente, explica Emerson, os indígenas eram vistos como um entrave, ou seja, um problema, e precisavam receber "o progresso", abrindo mão de suas línguas e culturas. "O que queriam Darcy Ribeiro e os Irmãos Villas-Bôas era exatamente o contrário: mantê-los em um território em que pudessem continuar com suas tradições", diz.

"Os Villas-Bôas perceberam que as plantas, rios, florestas, animais, pássaros e outros modos de vida que os indígenas conhecem estão em sintonia com o que chamam de natureza. A expedição registrou em inúmeras imagens a forte ligação das diversas etnias com estes outros seres, e talvez seja isso que os manteve na luta para a preservação desta região."

Noel Villas-Bôas conhece muito dessa história toda —seu sobrenome não é uma coincidência, ele é filho de Orlando Villas-Bôas, o irmão mais velho do trio, nascido em 1914.

Noel Villas-Bôas, filho de Orlando Villas-Bôas - 25.ago.2017-Zanone Fraissat/Folhapress

"Eles tiveram contatos que foram mais difíceis. Em um deles aprisionaram meu pai e meu tio Cláudio. Muitas coisas sucederam esse aprisionamento, mas por muita sorte acabou dando tudo certo", conta Noel.

A partir dessa experiência, os Irmãos Villas-Bôas tiveram uma ideia. "Quando eles já tinham contato com vários grupos do Alto Xingu, e foram conhecendo a cultura e toda a riqueza dos povos indígenas, perceberam que essa visão de mundo tinha que ser mantida, preservada", lembra o filho de Orlando.

"E a única condição para que isso acontecesse era a terra. Eles achavam que os indígenas tinham o direito de manter a cultura deles e para isso precisavam de muito mais terra."

Nascia, assim, o Parque Indígena do Xingu, localizado no norte do estado de Mato Grosso, com uma área de mais de 2.600.000 hectares. O antropólogo Emerson explica que alguns dos indígenas não aprovam o nome "parque", já que ele passaria a impressão de ser um local de visitação aberta aos turistas. Por isso, diz ele, lutam para que haja uma troca nessa denominação.

"É um território em que muitas etnias estão preservadas há centenas de anos. Muitos indígenas não tiveram contato com a população das grandes cidades e muitos deles possuem suas próprias formas de bem viver. É bom que a sociedade perceba que as diferenças existentes entre as diversas culturas não são sinônimo de 'exótico'."

Orlando Villas-Bôas morreu em 2002. Cláudio morreu em 1998, e Leonardo, em 1961. "Eu achava bonito o quadro de medalhas em casa, tinha umas muito importantes. E, conforme foi passando o tempo, na adolescência principalmente, tive orgulho do meu pai por me dar conta daquele universo rico com que eu tinha a chance de conviver", diz Noel.

Seu pai foi indicado para diversos prêmios, entre eles o Nobel da Paz, e recebeu cinco títulos doutor honoris causa, premiações concedidas por universidades a pessoas importantes que se destacam na sua área de atuação.

DEIXA QUE EU LEIO SOZINHO

Ofereça este texto para uma criança praticar a leitura autônoma

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.