Folhinha estreia parceria e publica passatempos de lógica e matemática

Quebra-cabeças que estimulam o raciocínio e estarão em todas as edições são fruto de colaboração do Impa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

No ano em que celebra seis décadas de existência, a Folhinha, que já teve tirinhas e cruzadinhas no passado, retoma a tradição de ser um jornal-brinquedo para a criança leitora com a publicação de desafios de lógica e matemática em todas as suas edições a partir deste sábado (15).

A iniciativa é uma parceria da Folha com o Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), que vai elaborar semanalmente propostas de passatempos divertidos e que estimulam o raciocínio.

Vista aérea do Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), na Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro - Leonardo Pessanha

"Tentaremos mostrar às crianças que a matemática pode ser divertida, propondo desafios que despertem a curiosidade. Não será preciso saber matemática para resolver os problemas, apenas um pouco de raciocínio, muitas vezes um método muito antigo de tentativas e erros", adianta Claudio Landim, diretor-adjunto do Impa e coordenador-geral da Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas).

Ele compara os passatempos que a Folhinha trará com aqueles presentes no livro "O Homem que Calculava", romance de Malba Tahan publicado em 1938. "Ele [o livro] teve um enorme sucesso entre jovens, muitos dos quais não gostavam de matemática", lembra.

"Os problemas propostos serão todos voltados para crianças, com muitas figuras, e que podem ser interpretados como jogos, quebra-cabeças. Eles podem também ser úteis a professores do ensino básico, que podem usá-los em sala de aula com seus alunos."

O diretor explica que o trabalho do Impa é pesquisar a matemática e formar mestres e doutores com a produção de material didático escrito por professores do instituto e utilizados em cursos de todo o país. Ele vê a parceria com a Folhinha como um caminho de divulgação da matemática para o público jovem.

"Eu lamento que compilações de desafios de lógica e matemática parecidos com os desta coluna não existissem quando eu era criança. Lembro todos os problemas deste estilo que me foram propostos ao longo da infância —vários não consegui resolver imediatamente. Mas, sem se frustrar, como uma brincadeira, de repente surge uma ideia que resolve o desafio", ensina.

Acesse aqui o primeiro passatempo e sua solução.

Antonela trabalha numa floricultura e recebeu uma encomenda diferente. Ela deve montar um jardim vertical, distribuindo oito vasos de flores. Antonela já colocou quatro vasos no jardim: um com 2 flores, dois vasos com 5 flores e um com 6 flores, como mostra a imagem a seguir. Para atender a encomenda, falta ainda colocar os outros quatro vasos mostrados abaixo, de modo que o total de flores seja 15 em cada uma das quatro fileiras indicadas no jardim.
Desafio de Lógica da Folhinha - Impa (Instituto de Matemática Aplicada)

TODO MUNDO LÊ JUNTO

Texto com este selo é indicado para ser lido por responsáveis e educadores com a criança

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.