Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
Conteúdo Gratuito
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/12/2010 - 08h01

Conheça os contos narrados na peça "Pedro Palerma e Outras Histórias"

Publicidade

MÔNICA RODRIGUES DA COSTA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Divulgação
Peça "Pedro Palerma e Outras Histórias", de As Meninas do Conto
Peça "Pedro Palerma e Outras Histórias", de As Meninas do Conto

Pedro Palerma era o apelido de um dos irmãos que sonhavam em casar com a princesa. Ela queria um pretendente alegre e conversador. Não é que o Palerma encantou a princesa, com presentes malucos, como um corvo sentado num pé de tamanco velho?

São engraçadas as invencionices de Pedro no espetáculo "Pedro Palerma e Outras Histórias". O conto do personagem foi escrito por Hans Christian Andersen (1805-1875) e adaptado pelas Meninas do Conto.

Na peça, duas atrizes representam a Mãe d'Água, duendes e outros papéis clássicos. A música ao vivo imita o som das coisas, como as ondas do mar: "Maré mareia/ Aô, ê, aô/ Maré mareia/ Vou, vou, vou...".

Você ouve cinco histórias - sobre duendes, fadas, macacos e outros - enquanto se surpreende com o som mágico de sinos, chocalhos, tambores e tilintados que acompanham a contação das aventuras. Confira abaixo um pouco sobre os contos do espetáculo.

VALE CONFERIR
"Pedro Palerma e Outras Histórias"
Onde: Sesc Ipiranga (r. Bom Pastor, 822; tel. 0/xx/11/3340-2000)
Quando: domingos, às 16h; até 19/12
Quanto: de R$ 2,50 a R$ 10

"O Macaco Perdeu a Banana"
O macaco estava feliz comendo sua banana, sentado no galho da árvore. Mas a banana caiu no oco do pau, e o macaco pediu ajuda a todo mundo que encontrou para tirar a banana de lá.
Encontrou o Ferreiro e pediu que usasse o machado para cortar a árvore e tirar a banana do oco do pé. O Ferreiro nem respondeu. O macaco, zangado, pediu ao soldado para prender o Ferreiro. O soldado? Nem aí. O macaco pediu ao rei que ordenasse o Soldado que prendesse o Ferreiro, que não quis cortar a árvore para tirar a banana do oco do pé. Não vou contar quem consegue auxiliar o macaco.

"As Fadas"
Uma irmã malvada e uma mãe brava expulsaram de casa uma bondosa garota. Ela chorava sentada perto de uma fonte de água no meio do bosque, quando apareceu seu príncipe encantado. Quando você ouve a história "As Fadas" na peça, escuta também o tilintar de sininhos e outros barulhinhos, que são pérolas e brilhantes saindo da boca da princesa. Ela recebera de uma fada esse dom depois de ajudá-la a matar a sede. Como a irmã foi má com a fada, recebeu o castigo de, ao falar, saírem de sua boca cobras, lagartos e sapos. Essa é uma adaptação de conto homônimo, de Charles Perrault (1628-1703).

"O Sapateiro e os Duendes"
Um pobre sapateiro só tinha couro para fazer um par de sapatos. Sem desanimar, ele cortou o couro e foi dormir para continuar o trabalho no dia seguinte. Não é que apareceram, como um passe de mágica, dois duendes pelados para terminar a tarefa? Os sapatos ficaram lindos, e o sapateiro ganhou o suficiente, com sua venda, para comprar couro e fazer mais dois outros pares. Os danados reapareceram e terminaram o serviço. Isso continuou por muitos dias. O sapateiro ficou rico e quis agradecer aos duendes pela ajuda. O conto foi adaptado de história recolhida pelos irmãos Grimm.

"Mãe d'Água"
Uma linda história de amor aconteceu no tempo em que a Mãe d'Água ainda saía do rio e vivia entre os pescadores. Um dia, ela buliu na roça de um pescador, e o moço quis se casar com ela. Os dois ficaram felizes e prósperos. Mas a dona das águas se entristecia quando olhava a Lua cheia nas noites estreladas. Um dia, o marido ficou aborrecido e perguntou algo assim: "Que tanto choro é esse virado pro rio, ó mulher?". Mãe D'Água tinha avisado que ele nunca fizesse isso. Tudo se modificou.

Quer saber mais sobre quem recolheu essas histórias há um tempão? Clique aqui.

Mônica Rodrigues da Costa é poeta e coautora do livro "As Melhores Histórias de Todos os Tempos" (ed. Publifolha).

 

Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página