Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
Conteúdo Gratuito
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/12/2010 - 08h00

Saiba quem foram Andersen, irmãos Grimm, Perrault e Cascudo

Publicidade

MÔNICA RODRIGUES DA COSTA
ESPECIAL PARA A FOLHA

As lendas, mitos e contos de fada correm de boca em boca e ninguém sabe quando as histórias aconteceram, elas são dos tempos de nossos ancestrais.

Os pesquisadores que estudam tradições populares são chamados de folcloristas.

Abaixo, conheça alguns deles.

Câmara Cascudo
Luís da Câmara Cascudo (1898-1986) foi historiador, etnólogo e contador de histórias, além de estudioso do folclore brasileiro. Recolheu muitas lendas brasileiras, como "Maria Borralheira", e estudou as origens africana, indígena e portuguesa desses contos. Escreveu mais de cem livros. Atualmente a casa em que viveu, em Natal, é um museu de cultura popular.

Os irmãos Grimm
Os dois irmãos alemães Jacob Ludwig Karl Grimm (1785-1863) e Wilhelm Karl Grimm (1786-1859) estudavam uma ciência da linguagem parecida com gramática a filologia e por isso pesquisavam histórias lembradas por babás, velhas, soldados e nobres em diferentes línguas e dialetos. Entre os contos de fada, estão "Rapunzel" e "A Bela Adormecida".

Hans Christian Andersen
Hans Christian Andersen nasceu pobre, mas depois ficou rico e famoso. Ele adorava contar histórias para as crianças enquanto recortava figuras para representar os personagens. Andersen ouviu muitas narrativas no seu país, a Dinamarca, e as recontou. Quem não conhece "A Pequena Sereia" e "O Soldadinho de Chumbo"?

Charles Perrault
O francês Charles Perrault acreditava que seu país precisava conhecer as tradições populares, amadas por todo mundo. Por isso, ouvia as pessoas contando histórias, escrevendo depois muitas delas, como "Branca de Neve" e "Chapeuzinho Vermelho". Suas versões retratavam seres malvados, como ogros que comiam crianças, especialmente nas lendas sobre castelos.

 

Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página