Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
Conteúdo Gratuito
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/05/2011 - 17h04

Oficina ajuda a criar filmes e entender o mundo do cinema

Publicidade

THAÍS KUZMAN
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Luzes, câmera e ação são as primeiras palavras que vêm à cabeça quando se fala em fazer um filme, não é? A Oficina Pequeno Cineasta mostra que é necessário muito mais do que isso para levar uma história ao cinema.

Divulgação
Oficina Pequeno Cineasta
Participantes da Oficina Pequeno Cineasta

O curso voltado para crianças de 8 a 12 anos ensina como trabalhar em todas as etapas de uma filmagem, como criar o roteiro, operar a câmera, decidir a melhor luz para cada cena, dirigir e fazer a montagem. Ao final do módulo, os alunos criam seu próprio curta e assistem ao resultado.

Daniela Gracindo, idealizadora e uma das professoras da oficina, conta que as aulas são divertidas e muito práticas. "Fazer algo assim sem pegar na câmera não faz o menor sentido. A gente tenta alfabetizar as crianças na linguagem cinematográfica, mas todos colocam a mão na massa e trabalham em todas as funções", diz.

De acordo com ela, as habilidades dos participantes vão aparecendo ao longo das aulas. "Dá para ver quem tem mais jeito para cada posição. Além disso, eles falam sobre o que mais gostam de fazer. É assim que a gente forma a equipe que vai criar o curta."

Felipe Leibold, de 11 anos, adora ser o diretor dos filmes criados pela oficina e leva o trabalho a sério. "Gosto quando tenho que dirigir atores convidados, que são bem mais velhos. Tenho que agir com eles da mesma maneira que agiria com alguém da minha idade", conta ele, que também se diverte nas aulas. "É muito legal, não tem como não fazer amigos."

GENTE DO MUNDO TODO

Quem não pensa em estudar cinema, mas adoraria testar suas habilidades atrás das câmeras, pode participar de 2º Festival Internacional Pequeno Cineasta. Nele, serão exibidos filmes de até 10 minutos feitos por crianças de 8 a 17 anos.

A inscrição é gratuita e pode ser feita até o dia 5 de julho. Para maiores informações, é acessar o site www.pequenocineastafest.com.br.

PARA PARTICIPAR
Entrevistas: até o dia 31 de maio, com agendamento pelo telefone
Realização: domingos, de 5 de junho a 17 de julho, das 10h às 13 (nível iniciante), e das 15h às 18h (nível intermediário)
Vagas limitadas
Rua Major Rubens Vaz, 436, Gávea, Rio de Janeiro. Tel.: 0/xx/21/ 7820-1649 e 8103-1079

 

Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página