UOL
São Paulo, sábado, 22 de maio de 2004

LIVRO

Uma viagem pelo sertão mineiro

ALANA DIAS CARVALHO, 15,
1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

O livro "No Longe dos Gerais", de Nelson Cruz, conta a viagem que Guimarães Rosa fez pelo sertão mineiro, acompanhando oito vaqueiros. Na comitiva também havia um menino de nove anos, chamado Nílson, aprendiz de vaqueiro.
Durante a viagem, que durou 11 dias, João Rosa, como era chamado Guimarães Rosa, perguntou sobre tudo o que via ou tinha curiosidade e anotou tudo quanto pôde em um caderno que levava preso ao pescoço. Ele perguntou tantas coisas que, no final da viagem, os vaqueiros já não sabiam mais o que responder e começaram a inventar nomes de animais e insetos.
João Rosa, que percorreu todo o caminho montado na mula Balalaika, conversava com a boiada, comia a mesma comida que os outros vaqueiros (arroz, feijão e carne-seca) e apelidou-a de comida "entalagato". A partir das anotações de João Rosa, o autor inspirou-se para escrever esse livro. Para isso, refez o trajeto da viagem, fez pesquisas e entrevistou parentes dos vaqueiros. As ilustrações, coloridas e em preto-e-branco, foram feitas pelo próprio autor e dão vida à história.
A leitura é fácil em comparação com outros livros de Guimarães Rosa. Nelson Cruz usa uma linguagem simples e tipicamente mineira. Da ed. Cosac & Naify.


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.