São Paulo, sábado, 1 de fevereiro de 2003

CIÊNCIA

Começa hoje chuva de meteoros

Reuters/12.ago.2002
Chuva de meteoros ilumina o céu do deserto próximo a Amã, na Jordânia


BELINDA SANTOS
FREE-LANCE PARA A FOLHINHA

A partir de hoje começa uma das mais longas chuvas de meteoros dos últimos anos. Vai durar quatro meses, mas não será uma chuva "forte". A cada hora vão passar cerca de dez meteoros. A melhor época para vê-los daqui será entre 15 e 28 de março em locais com pouca iluminação.
Essa chuva de meteoros é chamada de Virginídeos, porque seu local de origem é a constelação de Virgo (ou Virgem). Ela ocorre todo ano, entre fevereiro e abril, quando a Terra atravessa essa mesma região do espaço.
Mais conhecidos como estrelas cadentes, os meteoros são grãos de rochas soltos no espaço. Quando batem na atmosfera da Terra e atravessam a camada de gases que protege o planeta, eles se aquecem e se desmancham no ar, formando um risco de luz no céu. A palavra meteoro significa "fenômeno no céu".
Se um meteoro cai na terra, é chamado de meteorito. Muitos meteoros vêm dos cometas, que são formados de gelo e rocha. Por onde passam, os cometas deixam um rastro de partículas de poeira. Quando o planeta atravessa a órbita de algum deles, ocorre a chuva de meteoros.

Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.