UOL
São Paulo, sábado, 1 de outubro de 2005

São Paulo é o lar da turma do Gordo

DA REPORTAGEM LOCAL

As aventuras da turma do Gordo começaram em 1969 com quatro crianças: além do Bolachão, que é o Gordo, havia Berenice, Pituca e Edmundo. Berenice é a namorada do Gordo. Ao longo das histórias, há outros personagens que vêm e vão. Em "Assassinato na Literatura Infantil", por exemplo, aparecem outros amigos, como Biquinha e Mariazinha. E o cachorro do Gordo, Pancho, que vira-e-mexe está em alguma aventura -ou fora dela, para o seu próprio bem.
A primeira aparição da turma foi em "O Gênio do Crime". Nessa história, as crianças perseguem uma quadrilha que falsifica figurinhas de futebol em São Paulo. Para conseguir pegar os ladrões, o Gordo consegue pensar num esquema mais genial do que o dos criminosos: segui-los pelo avesso. Como ele faz isso? Só lendo para saber.
A história seguinte da turma foi nos gramados. Em "O Caneco de Prata", os garotos queriam ganhar uma competição de futebol, mas, para isso, precisariam ainda desafiar rivais bem pouco honestos. No meio da história tem até marciano.
Depois veio "Sangue Fresco", escrito em 1982, em que a turma é seqüestrada por uma empresa que roubava sangue das crianças. Eles ficam presos num campo de concentração na Amazônia -e uma cobra fica louca pelo Gordo.
A turma já esteve em apuros em tudo quanto é lugar. Além da floresta amazônica, já se meteram em confusões no espaço ("O Disco 1 - A Viagem" e "O Disco 2 - A Catástrofe do Planeta Ebulidor"). Mas o principal cenário das tramas que esse grupo de criança tem de desvendar é a cidade onde moram, São Paulo. Cada rua e cada lugar são descritos com muitos detalhes: é uma viagem bem especial pela cidade.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.