UOL
São Paulo, sábado, 2 de abril de 2005

MÚSICA

Dupla de músicos Sandra Peres e Paulo Tatit lança na próxima semana seu décimo CD, "Pé com Pé"

Palavra Cantada também faz dançar

LEXANDRA MORAES
DA REPORTAGEM LOCAL

O que você conhece sobre os ritmos brasileiros? Já ouviu falar em maracatu, cacuriá, ijexá, batuque de umbigada, partido-alto ou lundu? Calma! Esses nomes estranhos fazem parte da cultura musical brasileira, e um jeito muito prático e prazeroso de conhecê-los é através da dupla Palavra Cantada, formada por Sandra Peres e Paulo Tatit.
Os músicos sempre trouxeram ritmos regionais brasileiros, típicos de várias regiões do país, às canções que fazem para crianças. Em seu décimo CD, "Pé com Pé", que vai ser lançado com shows em São Paulo, na próxima semana, não é diferente. Ou é, sim, só um pouquinho: há muito mais percussão (ou seja, mais batidas).
"Todos os nossos discos têm ritmos brasileiros. A diferença de "Pé com Pé' está na percussão. É um CD para todo mundo dançar", conta Sandra Peres.
A dança fica por conta de "Pé na Cozinha", outro CD que vem com "Pé com Pé" e é recheado por versões dançantes das canções do disco principal.
"Tem grupos de percussão que tocam só no "Pé na Cozinha', para deixá-lo como uma verdadeira trilha de dança", diz Peres. "Pé na Cozinha" traz versões instrumentais das músicas, ou seja, nada de letras: é para dançar.
Mingau
Para comemorar o lançamento do CD, o Palavra Cantada vai começar na quinta-feira uma série de shows em São Paulo. Além dos shows, um mingau vai reunir todo mundo que quiser aproveitar os ritmos brasileiros para dançar bastante. Mingau?! Pois é. Sandra explica que, quando era pequena, há uns 20 anos, os bailinhos dançantes eram chamados de mingau. Eles aconteciam no domingo à tarde, para quem não podia sair para dançar à noite, mas adorava mexer o corpo.
O mingau dançante de "Pé com Pé" vai ter DJ e monitores ensinando a dançar os ritmos que estão no disco, e acontece no próximo fim de semana, às 15h30, no Sesc Pinheiros.
SHOW PÉ COM PÉ. Qui.: às 15h. Sex.: às 15h e às 21h. Sáb. e dom.: às 18h. Onde: Sesc Pinheiros (r. Paes Leme, 195, tel. 0/xx/11/3095-9400). Quanto: R$ 10 (grátis para crianças de até 3 anos).

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.