São Paulo, sábado, 2 de agosto de 2008

AS OLIMPÍADAS DE A A Z

A DE ATENAS
Os primeiros Jogos Olímpicos modernos foram disputados em 1896 na cidade de Atenas, capital da Grécia. Só que a história começou bem antes. Também na Grécia. Os antigos gregos queriam fazer uma homenagem a Zeus, Apolo, Afrodite e todos os seus deuses, adorados em um templo especialmente para eles, construído numa cidade chamada Olímpia. Criaram uma grande festa, batizada de Jogos Olímpicos. Eles foram disputados pela primeira vez em 776 antes de Cristo.

B DE BRASIL
O Brasil não participou das cinco primeiras Olimpíadas. Só passamos a disputar os Jogos em 1920, na Antuérpia (Bélgica). O Brasil foi representado por 29 atletas. Em 1928, o Brasil voltou a não mandar nenhum representante. A partir de 1932, nunca mais deixamos de ir. Em 18 edições olímpicas, o Brasil conquistou um total de 17 medalhas de ouro, 22 de prata e 37 de bronze.

C DE CINCO CONTINENTES
A bandeira olímpica simboliza a paz mundial; seus 5 aros entrelaçados representam a união entre os 5 continentes. Com as 5 cores pode-se compor todas as bandeiras do mundo, e cada cor representa um continente (azul, Europa; amarela, Ásia; preta, África; verde, Oceania; e vermelha, América). Este ano, em Pequim, cerca de 10 mil atletas de 205 países participarão dos Jogos.

D DE DAWN FRASER
A nadadora australiana Dawn Fraser vencedora da prova dos 100 metros livres em três Olimpíadas seguidas (1956, 1960 e 1964) teve um pesadelo antes de sua primeira final. Ela sonhou que, em vez de água, a piscina estava cheia de espaguete.

E DE ESPORTES
Os nove primeiros esportes olímpicos foram: atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica, natação, tênis, luta, levantamento de peso e tiro. Nas Olimpíadas de Pequim, o número de modalidades subiu para 31.

F DE FUTEBOL
O futebol entrou pra valer nas Olimpíadas em 1908. Embora sejamos considerados o "país do futebol", só temos duas medalhas de prata e uma de bronze na modalidade no masculino e uma de prata no feminino. Falta ainda a tão sonhada medalha de ouro. O futebol olímpico só aceita jogadores com menos de 23 anos (só três acima dessa idade podem competir).

G DE GUILHERME PARAENSE
Nossa primeira medalha olímpica foi conquistada por um major do Exército brasileiro em 1920 nos Jogos da Antuérpia (Bélgica). Guilherme Paraense ganhou a medalha de ouro em tiro. Ele foi o único dos 38 competidores a acertar o alvo na mosca. O curioso é que ele competiu com uma arma emprestada do americano que ficou com a medalha de prata.

H DE HIROSHIMA
Na abertura dos Jogos de 1964, em Tóquio (Japão), Yoshinori Sakai entrou com a tocha olímpica no Estádio Olímpico de Tóquio, e houve uma comovida explosão do público. Sakai nasceu em Hiroshima no dia em que a cidade foi destruída pela bomba atômica.

I DE ISRAEL
A violência tomou conta dos Jogos de Munique (Alemanha) em 1972. No início da competição, terroristas palestinos atacaram a Vila Olímpica e mataram 11 atletas de Israel. A partir daí, a segurança passou a ser uma das prioridades dos organizadores.

J DE JURAMENTO
O juramento dito na cerimônia de abertura por todos os atletas e juízes foi escrito pelo Barão Pierre de Coubertin, criador dos Jogos Olímpicos da era moderna. Os antigos gregos já faziam uma oração no templo de Zeus para que as competições fossem justas. Hoje em dia, os atletas prometem honra, boa vontade e esportividade.

L DE LONDRES
Depois de Pequim, a próxima sede olímpica será Londres. A capital da Inglaterra já recebeu os Jogos de 1908 e 1948 (os primeiros depois do final da Segunda Guerra Mundial). Para sediar as Olimpíadas de 1948, Londres fez uma única exigência para receber a competição: ela não poderia ter mais que 15 dias. É que a primeira, em 1908, durou seis meses.

M DE MASCOTES
As mascotes olímpicas foram criadas nos Jogos de Munique em 1972. A primeira foi o cãozinho Wald. As Olimpíadas de Pequim terão cinco mascotes: o peixe azul Beibei representa a prosperidade e a abundância; o panda preto Jingjing, a alegria e a felicidade; a chama vermelha Huanhuan, a paixão pelo esporte; o antílope tibetano amarelo Yingying, a dimensão das terras chinesas e a saúde; a andorinha verde Nini deseja boa sorte aos Jogos.

N DE NADIA COMANECI
Nas Olimpíadas de 1976, em Montreal (Canadá), a romena Nadia Comaneci uma menininha de 1,49 e 39 quilos conseguiu uma proeza impossível: a nota máxima (10) em sete das oito provas de ginástica olímpica. Ao desembarcar de regresso a Bucareste, onde era esperada por uma multidão, Nadia chorava porque esquecera sua boneca no avião.

O DE OURO
Nos Jogos de 1896, em Atenas, não havia a medalha de ouro. O primeiro colocado ganhava uma medalha de prata e uma coroa de louros. O segundo, uma medalha de bronze. O terceiro colocado voltava de mãos e pescoço vazios. Somente em 1908 os três primeiros colocados passaram a ser premiados pelo sistema que funciona até hoje: o vencedor da prova leva uma medalha de ouro; o segundo, de prata; e o terceiro, de bronze.

P DE PEQUIM
As Olimpíadas de Pequim começarão a ser disputadas no dia 8 de agosto de 2008, às 8h08 da noite. Percebeu quantos números "oito"? O oito é considerado o número da prosperidade na China. Já o quatro não é muito querido. O som da palavra quatro em chinês é muito parecido com o som da palavra morte.

Q DE QUEBRANDO RECORDES
A palavra "recorde" perdeu seu significado original, que é "registro", para virar, em grandes competições, algo como "a busca pela superação do limite". Nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, foram quebrados 64 recordes olímpicos (marcas válidas só em Olimpíadas) e 27 recordes mundiais (marcas de todas as competições, incluindo Olimpíadas).

R DE RAY EWRY
Os Jogos Olímpicos registram muitas histórias de superação. Uma delas é do americano Ray Ewry ganhou dez medalhas de ouro no salto em distância, em altura e triplo, entre os Jogos de 1900 e 1908. Ele começou a andar somente aos 8 anos. Foram os exercícios para superar suas atrofias musculares que o levaram para o esporte.

S DE SALTO COM VARA
A profissão de Alfred Gilbert, atleta norte-americano que ganhou a medalha de ouro no salto com vara em 1908, em Londres (Inglaterra), era mágico. Isto é, quando ele não trabalhava com a vara, trabalhava com a varinha.

T DE TOCHA
O revezamento que leva a tocha olímpica da cidade de Olímpia, na Grécia, até a sede dos Jogos foi uma idéia do alemão Theodore Lewald, membro do Comitê Olímpico Internacional, em 1936. O percurso do revezamento começa sempre com um corredor grego, que recebe a tocha acesa de uma jovem vestida com uma túnica branca, representando as antigas sacerdotisas gregas. O trajeto deve ser feito, quando possível, por terra. O último atleta, aquele que acenderá a pira, precisa ser do país organizador. A pira fica acesa até o encerramento dos Jogos.

U DE ÚLTIMO
Eric Moussambani, de Guiné Equatorial, foi o último colocado nas eliminatórias da prova dos 100 metros livres nos Jogos de Sidney (Austrália) em 2000. Ele tinha aprendido a nadar apenas 6 meses antes da competição e em seu país não havia nenhuma piscina com o tamanho oficial. Ele demorou mais que o dobro do tempo dos atletas classificados e quase se afogou. Mesmo assim, pela sua perseverança em terminar a eliminatória, ele foi um dos destaques das Olimpíadas daquele ano.

V DE VANDERLEI CORDEIRO DE LIMA
O corredor brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima liderava com folga a maratona das Olimpíadas de 2004 quando um irlandês vestido com roupas típicas invadiu a pista e o arrastou para fora do percurso. Socorrido Por um torcedor grego, o atleta conseguiu se libertar e continuar a corrida. Mesmo assim, Vanderlei perdeu o ritmo e acabou a prova em terceiro. Acabou sendo mais aplaudido no final da prova do que o próprio vencedor.

X DE XIXI
Os vencedores das provas individuais e alguns atletas de equipes coletivas, indicados por sorteio, têm que fazer um exame de urina. Esse exame se chama "controle antidoping". O objetivo é descobrir se o competidor tomou alguma substância estimulante, que pudesse ajudá-lo a ter um melhor desempenho nas provas.

Z DE ZZZZZZZZ
O horário de Pequim está 11 horas na frente do Brasil. Por isso, grande parte dos Jogos acontecerá de dia lá e de madrugada aqui. O negócio será colocar o despertador para acordar de noite e depois dar uma cochilada durante o dia.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.