São Paulo, sábado, 3 de janeiro de 2004

GATOS FAMOSOS

Conheça o Gatola, que deu origem ao filme

Nos versos e na prosa

DA REDAÇÃO

O Gato surgiu de uma brincadeira com uma lista de 220 palavras curtas proposta ao poeta americano Dr. Seuss (1904-1991). No livro "The Cat in the Hat" (traduzido no Brasil como "O Gatola da Cartola", da Companhia das Letrinhas), o felino dispara versos: "Sei que está molhado, / O sol não está ensolarado, / Mas existe uma saída: / Diversão bem divertida!".
Antes de Gatola, outros gatos ficaram famosos nos livros. Quem não se lembra do sorriso do Gato que Ri de Alice? Nos contos de fada, o Gato de Botas ou o Mestre Gato é um bichano trapaceiro. Ele está em uma versão de Charles Perrault. Na época de Perrault, usar calçados era um sinal de riqueza. Em outras versões na Europa oriental o personagem é uma raposa.
Outro farsante é o gato (cego?) da história de Pinóquio. Companheiro de uma raposa manca, ele quer levar o boneco ao País das Antas, onde moedas se multiplicam.
Fernando Pessoa, Vinicius de Moraes e García Lorca fizeram versos sobre gatos. O poema adaptado de T.S. Eliot foi parar nos palcos da Broadway com o musical "Cats".
(GABRIELA ROMEU)

Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.