UOL
São Paulo, sábado, 3 de setembro de 2005

CINEMA

"Deu Zebra!" estréia nesta semana e mostra um filhote de zebra que pensa que é cavalo

Corrida com listras

ALEXANDRA MORAES
DA REPORTAGEM LOCAL

O que faz uma zebra num páreo? No filme "Deu Zebra!", que estréia nesta semana, Listrado é uma zebrinha que é deixada para trás quando o circo vai embora, no meio de uma tempestade.
Mas o pequeno animal tem sorte quando um fazendeiro vem dirigindo pela estrada e o encontra encharcado e abandonado ali. Ao chegar em casa, a filha do fazendeiro, Channing, gosta muito da zebrinha e lhe dá o nome, Listrado.
Eles resolvem ficar com Listrado, e o animal vai conhecendo os outros bichos que moram naquela fazenda: um pônei mal-humorado, Tucker, uma velha cabra que gosta de dar conselhos, Fanny, e outros bichos que aparecem mais tarde, como um pelicano metido a valentão, que na verdade é bem medroso, e duas moscas.
O fazendeiro era criador de cavalos, mas havia desistido do negócio. Do outro lado da cerca, havia um hipódromo e grandes cavalos de corrida que fascinavam Listrado. E a zebrinha começa a achar que era um cavalo e que também podia competir.
Os cavalos de verdade não gostam nada dessa história. Mas Tucker, o pônei que já havia treinado cavalos de corrida, vê que Listrado não está brincando e decide ajudá-lo. Além disso, Listrado esperava todo dia pelo carteiro e apostava corrida com a van que fazia a entrega das encomendas. Assim, podia a cada dia melhorar sua performance!
Para os cavalos de corrida, no entanto, ele era apenas uma zebra desajeitada -e as zebras têm um corpo bem diferente daquele dos cavalos. São menores, de pernas também menores e orelhas grandes. Correm bastante -pois, na África, de onde são naturais, têm de correr de seus predadores, como os leões-, mas não são de fácil montaria.
Listrado, no entanto, era. E a sua vontade de correr coincidiu com a vontade de Channing, que queria ser jóquei, uma idéia completamente desaprovada pelo pai. Mas Channing e Listrado acabam mostrando que não estavam brincando e queriam mesmo competir na prova mais importante de corrida de cavalos.
Mas um dia um dos cavalos faz Listrado ver seu reflexo numa poça d'água, e a zebra fica decepcionada: afinal de contas, ele tinha descoberto que realmente não era um cavalo. Ele quase desiste de tudo, mas seus amigos da fazenda e a égua Sandy lhe dão força para continuar.
Só que não vai ser tão fácil assim, pois os cavalos de corrida vão querer, a todo custo, tirar Listrado do páreo.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.