UOL
São Paulo, sábado, 3 de dezembro de 2005

MINICONTO

Filhotes

Na volta da escola, a menina encontrou um filhote de passarinho machucado. Levou-o para casa e o colocou numa caixa de sapato. Medicou o novo amiguinho passando analgésico no ferimento. Para alimentá-lo, caçou insetos no jardim. Depois, foram comprados alpiste e gaiola.
Com o tempo, ele aprendeu a voar no pequeno espaço. Cantar, não cantava. Mas isso não fazia diferença para a menina. Logo, surgiu uma grande amizade entre os dois. Assim que via a amiga, o passarinho se atirava contra as grades.
Foi por isso que ela passou a deixá-lo solto, apesar do protesto da mãe:
Ele fugirá.
Mas não fugia. Ficava na mão da menina, no seu ombro ou na mesa, enquanto ela fazia os deveres. Só voltava para a gaiola quando a menina não podia dar atenção a ele.
Num domingo, a menina pegou a gaiola e foi para um bosque perto de sua casa. Colocou a gaiola no chão e abriu a portinha.
Prevendo alguma armadilha, ele não quis sair. A menina teve que apanhá-lo com todo o cuidado, enquanto ele se debatia. Soltou-o na grama, mas o pássaro pousou em seu ombro. Ela o espantou com gritos de raiva e dor e saiu correndo entre as árvores.
Ao ver a menina chegando com a gaiola vazia e os olhos vermelhos, a mãe ficou preocupada.
O que aconteceu com o bichinho?
Soltei.
Por quê? Você gostava tanto dele!
Quando eu crescer, você vai me deixar ir embora? perguntou a menina, indo ao encontro dos braços abertos da mãe.

Miguel Sanches Neto é autor de livros para adultos e crianças. Para o público infantil, publicou: Amanda vai amamentar (Bertrand, 2005) e Estatutos de um novo mundo para as crianças (Bertrand, 2005). O último foi selecionado pelo PNLD (São Paulo) e PNBE. Em 2006, a editora Record lança a coletânea de poemas O rinoceronte ri.

Texto Anterior | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.