UOL
São Paulo, sábado, 5 de fevereiro de 2005

Resultado traz boas e más surpresas

FREE-LANCE PARA A FOLHINHA

Durante a viagem, Gérard e Margi viram muitas paisagens e tiveram boas e más surpresas com alguns resultados.
No Pantanal, por exemplo, local reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade, a análise revelou que metade das águas está contaminada por esgoto doméstico não tratado e pelo uso de fertilizantes nas plantações de soja. Esses resíduos ameaçam a vida de plantas e animais.
Uma boa surpresa foi o rio Tietê e sua capacidade de se renovar. Na Grande São Paulo, ele é praticamente um esgoto. Mas, na direção do Baixo Tietê, o rio volta à vida. Em cidades como Araçatuba, a água é clara novamente. "Isso acontece porque o rio consegue se autolimpar. As barragens, ao longo do caminho, funcionam como filtros."
A notícia é boa, mas as barrangens têm um limite. Quando a capacidade de absorção acaba, as águas poluídas seguem até o próximo reservatório. "Se quisermos águas limpas, temos de parar de contaminá-las", diz Gérard.
"Em todos os lugares, ouvimos pessoas preocupadas com a poluição", conta Margi. "Principalmente as crianças, que são mais conscientes do problema do que os adultos."
Eles conheceram várias crianças nesses 14 meses, pois apresentaram seu trabalho em palestras em várias escolas públicas do Brasil.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.