UOL
São Paulo, sábado, 5 de fevereiro de 2005

CARNAVAL

Livro reúne 21 desenhos e poemas sobre personagens cheios de cores

Fantasias de papel

Divulgação
O farmacêutico desenhado por Flávio de Carvalho


ALEXANDRA MORAES
DA REPORTAGEM LOCAL

De que você gostaria de se fantasiar no Carnaval? De fada, de super-herói, de bruxa, de monstro? Um artista-arquiteto importante, Flávio de Carvalho (1899-1973) parou para imaginar uma série de fantasias e criou 21 figuras curiosas, como o "fantasma da horta", um farmacêutico colorido, uma feiticeira que é "faceira e fashion" e um "homem santo".
Para aproveitar um pouquinho mais esses personagens, a escritora e pesquisadora Katia Canton deu a cada um deles um poema, para falar mais sobre o que poderia existir por trás dessas fantasias tão especiais.
A união dos desenhos e dos poemas deu origem ao livro "Fantasias" (ed. Martins Fontes, R$ 37,50). Os desenhos foram feitos por Flávio de Carvalho inicialmente para um balé, que comemorou os 400 anos de São Paulo, 51 anos atrás. Cheios de cores e de personalidade, eles viram também uma boa inspiração para o Carnaval.
Dentre os personagens, há figuras lendárias do sertão do Brasil, como o cangaceiro e a cangaceira. Também aparecem as versões desenhadas de um trabalhador, de uma professora e de um caipira, que, no poema de Canton, "partiu para uma longa viagem, tentando a vida nova na cidade".
Dá para conhecer também um pouco mais sobre o curioso farmacêutico de muitas cores e roupa bem esquisita e até de um estranho "ser vegetal".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.