UOL
São Paulo, sábado, 5 de março de 2005

EXPOSIÇÃO

Diversões infantis do passado são exibidas em peças de bronze

Brincadeira de criança

Divulgação
Obra da exposição "Cenas infantis"


DA REPORTAGEM LOCAL

Que tal olhar e tocar algumas das brincadeiras de criança mais comuns na época dos seus pais ou dos seus avós? Uma exposição em São Paulo registrou os momentos de diversão ao ar livre que eram muito comuns há algumas décadas e os transformou em esculturas de bronze colorido.
"Cenas Infantis" é o nome da exposição, que exibe 37 peças em que crianças brincam de amarelinha, bolha de sabão, ciranda e bambolê. As obras foram criadas pela artista plástica Sandra Guinle, que se inspirou em sua infância, passada na cidade de Monte Mór, no interior do Estado de São Paulo.
Segundo a artista, naquela época, o maior compromisso das crianças era "ser criança", sem maiores obrigações. Ela conta que as crianças tinham de inventar suas próprias brincadeiras, pois "nada estava pronto, como os games e a TV".
Pode mexer?
Nos museus, em geral, não é permitido tocar nas obras expostas, mas as esculturas das brincadeiras infantis podem ser sentidas por quem for visitá-las. Para completar a exposição das obras, há também uma série de oficinas ali mesmo no espaço do MAC Ibirapuera para ensinar as crianças a fazer pipas, brinquedos populares e trabalhos em argila.

CENAS INFANTIS. Onde: MAC Ibirapuera (prédio da Bienal, 3º Piso, no parque Ibirapuera, tel. 0/xx/ 11/5573-9932).Quando: de terça a domingo, das 10h às 19h. Até 24/4. Quanto: grátis.

Texto Anterior | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.