São Paulo, sábado, 5 de abril de 2003

BIBLIOTECA

Livros entre flores e fantoches

FERNANDA DA ESCÓSSIA
DA SUCURSAL DO RIO

Imagine 11 mil livros só para crianças e adolescentes numa biblioteca no meio de um jardim, com fantoches e brinquedos. É assim a Biblioteca Infanto-Juvenil Maria Mazzetti, que comemorou 24 anos no dia 2 de abril. A biblioteca funciona na Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro, em Botafogo (zona sul).
Rui Barbosa viveu de 1849 a 1923 e foi um político muito influente em sua época. Foi candidato a presidente da República duas vezes, mas não se elegeu. Hoje a casa onde ele viveu é uma fundação: tem museu, biblioteca, centro de pesquisas e outras atividades.
Uma das coisas mais legais da biblioteca é que ela é freqüentada também por crianças pequenas, que brincam com os livros. A biblioteca tem edições dos livros de Monteiro Lobato (1882-1948) de diferentes anos. Dá para ver as mudanças nos desenhos dos personagens.
Na festa da biblioteca, as crianças assistiram a um filme baseado num livro de Orígenes Lessa: "Assim Falou o 833: Revelações de um Carro de Rui Barbosa". O escritor fala da vida de Barbosa a partir das lembranças do carro dele.
Biblioteca Infanto-Juvenil Maria Mazzetti - De segunda a sexta, das 9h30 às 12h e das 14h às 17h. Às quintas, há visitas de escolas. Grátis (tel. 0/xx/21/2537-0036, ramal 150).

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.